Buscar no Cruzeiro

Buscar

7 dicas importantes para manter a saúde mental em dia

21 de Março de 2022 às 16:51
Senhor Tanquinho [email protected]
dormir bem
dormir bem (Crédito: freepik)

Pandemia, isolamento, guerra, são só alguns dos muitos eventos com os quais estamos tendo que lidar, ou melhor, tendo que aprender a lidar, nos últimos anos. Isso sem falar nos problemas cotidianos e na enorme crise pela qual o país vem passando, enfim, o que não faltam são motivos para ver nossa boa e necessária saúde mental abalada.

O fato é que, apesar de todos os efeitos negativos, isso tudo tem servido para mostrar a importância de procurar manter a saúde mental em dia.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui 7 hábitos e dicas para cuidar de sua saúde mental. Confira!

7 dicas para manter a saúde mental em dia 

Realmente, manter a saúde mental, ultimamente, vem exigindo um grande esforço, e nesse sentido, passar a adotar alguns hábitos pode ser de enorme ajuda. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas que poderão lhe ajudar em todo esse processo.

 

1. Pratique atividades físicas 

Engana-se quem pensa que os exercícios só servem para fortalecer o corpo, na verdade eles trabalham a mente também. E segundo estudos, mesmo aquelas atividades simples, como andar por 30 minutos, já ajudam a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como um todo. Portanto, mexa-se!

2. Aposte numa dieta saudável

A disposição ajuda muito na saúde mental, por isso, é preciso garantir a ingestão de nutrientes através de uma dieta balanceada, e uma boa hidratação, para ter mais energia e disposição ao longo do dia. Vale tentar reduzir, ou limitar, a ingestão de cafeína próximo a hora de dormir, já que ela é um estimulante, podendo trazer prejuízos ao sono. 

3. Invista na qualidade do sono 

E por falar em sono... é fundamental tentar dormir, ao menos, 8 horas todos os dias,  isso é fundamental para trazer equilíbrio mental. Por isso, a dica é evitar ingerir muita cafeína, assim como, evitar assistir televisão e ficar ao celular, pelo menos ,30 minutos antes de dormir, e criar uma rotina de horário de ir para a cama.

4. Pratique atividades relaxantes 

Atividades como alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios são relaxantes, e podem ajudar muito a trazer equilíbrio mental se praticadas todos os dias, ao menos, por 30 minutos. 

5. Aprenda a lidar com situações estressantes 

Situações estressantes fazem parte de nosso dia a dia das pessoas, mas elas podem se tornar mais leves se as enfrentarmos de uma forma mais calma e relaxada, focando em sua resolução, ou em um plano B, e não apenas no problema.

6. Não se deixe abalar pela crise financeira

A falta de dinheiro pode, sim, ser estressante, mas não foque nisso, procure voltar sua mente para uma forma de solucionar o problema, não no problema, seja uma possibilidade de emprego, ou até um empréstimo.

No caso de dívidas de sua empresa, por exemplo, em vez de focar nas dívidas, procure a solução, apostando em empréstimos bancários, ou mesmo, terceirizando serviços, já que existem empresas, como conta ideal, que ajudam com soluções e estratégias inteligentes. O importante é não levar para a cama seus problemas financeiros, pense que tudo se resolverá e foque nisso.

7. Não tenha medo de pedir ajuda 

Muitos problemas poderiam ser resolvidos, de uma forma muito simples, se as pessoas não tivessem tanto medo de pedir ajuda, quando, na verdade, isso é uma demonstração de coragem e força, e não de fraqueza. Reconhecer seus limites, e que algo deu errado, é fundamental para que um simples problema não acabe se transformando em algo irremediável.

Por isso, não tenha medo de pedir ajuda a amigos e familiares, ou mesmo, ajuda profissional, se for necessário. 

 

E é isso, para garantir uma saúde mental em dia, é preciso buscar constantemente  manter bons hábitos, uma boa alimentação, investir em atividades relaxantes e, claro, em uma boa rede de apoio ao seu redor. 

No mais, é preciso ter em mente que cuidar da saúde física, também contribui para a saúde mental, e vice-versa, considerando que problemas como a depressão, ansiedade e estresse podem estar associados à uma alimentação inadequada, a baixa imunidade, insônia e etc...