Buscar no Cruzeiro

Buscar

6 dicas para cuidar da pele do rosto nos dias frios

28 de Março de 2022 às 12:36
Senhor Tanquinho [email protected]
cuidados faciais
cuidados faciais (Crédito: freepik)

O inverno já está batendo à porta, e os dias mais friozinhos do ano já estão chegando, com ele a vontade de ficar embaixo das cobertas assistindo filminhos, ou devorar aquela xícara de chocolate quente... hum... ou ainda, se jogar num vinho em frente à uma lareira, que tal?

Pois é, tudo isso parece maravilhoso, só o que não é nada legal são os estragos que os dias mais frios podem fazer à nossa pele que, para quem não sabe, fica mais suscetível ao ressecamento e irritação, daí a importância de dar uma atenção especial à pele do rosto nesses dias de temperaturas mais baixas.

Mas, vale saber que o frio não é o único vilão, mas a diminuição da umidade do ar que, juntos, levam ao ressecamento da pele, por isso, a necessidade de medidas preventivas. 

Mas, calma, nada de ficar com medo do inverno... dá sim para curtir os dias mais frios do ano sem deixar que eles causem grandes danos à nossa pele, e como dicas de beleza e cuidados nunca são demais... separamos algumas dicas de cuidados bem interessantes. Se interessou? Então, confira abaixo quais são!

 

6 dicas de cuidados com a pele nos dias mais frios  

  1. Beba muita água

Pode parecer repetitivo, mas a água faz maravilhas, assim como a falta dela pode trazer grandes prejuízos. Assim sendo, a hidratação deve começar de dentro para fora. Como no inverno não costumamos sentir muita sede e podemos acabar esquecendo de beber água, a dica é carregar sempre uma garrafa d’água e ir bebendo ao longo do dia. E se quiser, pode substituir por chás e sucos.

  1. Aumente a umidade do ar

Para evitar o ressecamento da pele, uma dica é procurar aumentar a umidade do ar, dessa forma, procurar devolver as pequenas moléculas de água para o ambiente. E nem é preciso gastar com equipamentos, basta deixar uma bacia de água no quarto, estender uma toalha molhada, ou mesmo, encher a casa de plantas. Mas, claro, se preferir, pode adquirir um umidificador eletrônico ultrassônico.

  1. Cuidado com a temperatura do banho

Inverno combina com banho quentinho, não é mesmo? Mas, acredite, a sua pele não gosta nadinha, e isso porque banhos muito quentes podem inflamar a pele, causando vermelhidão, coceira e até descamação, é como se você tivesse uma queimadura de sol, podendo causar um. desequilíbrio na hidratação da pele, diminuindo a quantidade de óleos, gorduras e proteínas que mantém a pele saudável. Por isso, opte por tomar um banho mais para morno,e que dure apenas de 5 a 10 minutos, no máximo. Com as mãos e pés é a mesma coisa, essas áreas são,naturalmente, mais sensíveis e, por isso, podem ficar ressecadas.

E na hora de secar os pés, não esqueça de secá-los muito bem, para evitar fungos e outros problemas de pele.

  1. Adeque os cuidados da pele à estação

Certamente, cada estação possui suas características, sendo necessário saber escolher os procutos que mais se adequem a cada uma delas. Itens à base de álcool, por exemplo, como a maioria dos adstringentes, devem ser deixados de lado nos dias mais frios, para não acabarem deixando a pele ainda mais seca. E mais, esqueça esfoliações frequentes, procure realizá-las de 1 a 3 vezes por semana, e evite os esfoliantes caseiros, que podem agredir a estrutura da pele, e ainda modificar o seu pH, deixando-a mais sensível. Os lábios também merecem atenção, pois tendem a ficar secos e até racharem no frio, mas nada que uma manteiga de cacau, ou hidratantes labiais não possam resolver. Por fim, invista em um bom hidratante  para pele, mesmo que sua pele seja oleosa, usando-o, preferencialmente, a noite, que é quando o seu rosto passa pela regeneração celular natural.

 

  1. Aplique creme com frequência

Não economize nos hidratantes, eles que vão ajudar a manter nossa pele saudável nesses dias mais frios, e o pós-banho merece uma atenção extra, pois o hidratante cria uma camada protetora que retém a umidade natural da pele.
Uma dica é deixar as loções para os dias mais quentes e úmidos, e apostar em cremes ou pomadas nos dias mais frios, pois oferecem um grau maior de hidratação.

E abuse da hidratação, das pernas, aos pés, mãos, até às cutículas.

  1. Não esqueça do protetor solar

O sol está sempre no céu, mesmo que a gente não veja, e  os raios nocivos ultravioleta podem ultrapassar as nuvens, por isso, mesmo naqueles dias mais cinzentos do inverno, não esqueça de usar filtro solar, evitando possíveis danos à pele.

Então, já sabe... vai sair? Aplique uma camada de protetor solar nas partes do corpo que são expostas e reaplique, pelo menos, mais uma vez no dia.