Bons motivos para consumir alimentos orgânicos
Produtos orgânicos não utilizam fertilizantes, agrotóxico ou quaisquer outras substâncias químicas em sua linha de produção e trazem benefícios à saúde
Saudáveis, porém caros e difíceis de serem encontrados. Durante muito tempo essa era a ideia que se tinha dos alimentos orgânicos, o que os deixava longe das mesas dos brasileiros.
No entanto, o país tem investido cada vez mais em produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos e atualmente eles podem ser encontrados em diferentes estabelecimentos que aceitam o vale-alimentação como pagamento.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos últimos 12 anos o número dos produtores desses alimentos cresceu 450%. Em fevereiro de 2022, mais de 26 mil novos fabricantes e fornecedores orgânicos estavam regularizados e inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
O avanço desse setor tem diferentes motivos, mas o principal é o impacto que podem ter na saúde das pessoas. Não é à toa que tanto o Ministério da Saúde quanto o Ministério do Meio Ambiente elencam bons motivos para inserir esses alimentos nas refeições.
Todos os produtos orgânicos recebem um selo de certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). Esse visto ajuda a identificar quais alimentos são naturais e livres de alterações químicas. No caso de comer fora de casa, há restaurantes que aceitam vale refeição e mantêm no cardápio itens sem agrotóxicos, o que torna possível manter o consumo de produtos saudáveis no intervalo do trabalho.
Alimentos orgânicos são mais saborosos e ricos em nutrientes
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos que não contam com agrotóxicos em sua produção possuem mais nutrientes e mais sabor do que os demais. Frutas, legumes, verduras, carnes e ovos produzidos sem uso de aditivos químicos mantêm propriedades naturais, sem apresentar alteração em tamanho, cor, paladar e outras características.
Todos esses fatores garantem uma alimentação mais saudável e rica de vitaminas que o organismo necessita para permanecer em funcionamento.
Consumo de orgânicos previne doenças
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a ingestão de produtos cultivados com agrotóxicos pode resultar em enfermidades. Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que de 1.665 amostras de alimentos não orgânicos, 29% estavam em desacordo com as normas sanitárias do uso de produtos químicos.
O levantamento constatou, inclusive, que, dentre as substâncias encontradas, duas nunca foram registradas no Brasil. Resíduos de produtos químicos podem provocar reações alérgicas, problemas neurológicos e até câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos orgânicos são mais saudáveis por apresentarem substâncias bioativas que melhoram o sistema imunológico. Além disso, o órgão pontua que produtos sem agrotóxicos possuem nutrientes capazes de retardar o envelhecimento, prevenir diversos tipos de câncer, combater infecções e reduzir o risco de infarto.
Alimentos orgânicos protegem o meio ambiente e impactam a saúde
Os produtos orgânicos são aliados da natureza e esse fator também gera impactos à saúde. Conforme o Ministério do Meio Ambiente, alimentos sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer outra alteração química em sua escala de produção ajudam a evitar a erosão do solo.
Por meio de técnicas orgânicas de plantio e cultivo dos alimentos, o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano. Além disso, esses produtos também desempenham papel importante na qualidade da água.
Quando alimentos com agrotóxicos são plantados, o solo é invadido por substâncias químicas que percorrem os lençóis freáticos e poluem rios e lagos. Evitar esses fatores, segundo o Ministério do Meio Ambiente, ajuda a proteger as gerações futuras de contaminação química.