Dicas para entender rótulos de alimentos em inglês
Com o aumento do consumo consciente e a busca por uma alimentação mais saudável, saber quais são os ingredientes nas suas refeições se tornou cada vez mais importante. E foi exatamente por isso que criamos um conteúdo completo com várias dicas para entender rótulos de alimentos em inglês.
Seja para saber qual a quantidade de calorias ou identificar possíveis ingredientes que te causam alergias, saber entender os rótulos de alimentos em inglês vai ser de grande ajuda.
Além disso, ao entender mais sobre o assunto, você vai garantir muito mais segurança durante a sua viagem para o exterior. Então, confira até o final do conteúdo e confira todas as dicas que preparamos especialmente para você!
Se familiarize com os termos mais comuns
A primeira grande dica para entender rótulos de alimentos em inglês é se familiarizar com os termos mais comuns encontrados nesses rótulos. Para isso, comece aprendendo expressões como:
- Calories (calorias): indica o valor energético do alimento;
- Serving size (tamanho da porção): informa a quantidade recomendada por porção;
- Total fat (gordura total): inclui todas as gorduras no produto;
- Sodium (sódio): quantidade de sal ou sódio presente;
- Sugars (açúcares): refere-se aos açúcares naturais e adicionados;
- May contain traces of… (pode conter traços de…): refere-se ao aviso dado para pessoas alérgicas que o produto pode conter traços de possíveis alérgenos;
- Contains: milk, soy, peanuts (contém: leite, soja, amendoim): que é usado para explicar alguns dos principais ingredientes do produto que geralmente causam alergias.
Para se familiarizar com esses termos de uma forma muito mais simples, uma dica muito boa é criar uma lista com esses termos comuns. Além disso, uma opção é usar essa lista que você criou para revisar com frequência, facilitando a memorização dos itens.
Entenda as categorias nutricionais
A segunda dica para entender rótulos de alimentos em inglês é entender melhor sobre as categorias nutricionais que são apresentadas nos rótulos. Confira como interpretar cada uma das categorias principais:
Nutritional Value/Facts (Valor nutricional)
Esta categoria nos rótulos de alimentos fornece uma visão geral dos nutrientes presentes no alimento, como:
- Protein (proteína);
- Carbohydrates (carboidratos);
- Fiber (fibras).
Além disso, também consta na categoria do valor nutricional informações como o tamanho da porção (serving size) e o percentual diário (% Daily Value).
Ingredients (ingredientes)
Nessa categoria, você encontra a lista de todos os ingredientes que compõem um determinado alimento. E lembre-se: os ingredientes aparecem em ordem decrescente de quantidade.
Ou seja, os primeiros itens na lista são os que mais contribuem para a composição do produto. Além disso, é importante estar sempre atento a itens na lista de ingredientes, desde possíveis ingredientes que possam causar alergias a outros como:
- Preservatives (conservantes);
- Artificial flavors (aromas artificiais);
- Whole grain (grão integral);
- Genetically Modified Grain (GMO grain);
- Gluten-free (sem glúten);
- Lactose-free (sem lactose);
- Nut-free (livre de nozes);
- Vegan (vegano).
E se você tem algum tipo de alergia ou restrição alimentar, é ainda mais importante entender termos relacionados na lista de ingredientes para evitar erros na hora da compra.
Use a tecnologia a seu favor
A terceira dica para entender rótulos de alimentos em inglês é utilizar a tecnologia a seu favor sempre que se deparar com algo que não entende. Para isso, você pode usar aplicativos como o Google Tradutor e digitar ou até mesmo tirar uma foto do rótulo e contar com a ajuda da tradução instantânea da imagem.
Ou seja, mesmo com um inglês básico e um pouco de ajuda da tecnologia, você não vai precisar se preocupar durante a sua viagem para o exterior e vai poder se alimentar com muito mais segurança.
Reconheça os termos de marketing
A quarta grande dica para entender rótulos de alimentos em inglês é saber reconhecer alguns dos principais termos de marketing. Isso porque, muitos rótulos contém termos que não possuem uma definição regulamentada, como:
- Natura (natural): é um produto natural, mas isso não garante que o alimento seja 100% natural ou orgânico;
- Low-fat (baixo em gordura): mas mesmo sendo baixo em gorduras, pode conter alto teor de açúcar;
- Superfood (superalimento): uma estratégia de marketing para destacar alimentos saudáveis;
- Organic (orgânico): nesse caso, para o produto ser realmente orgânico, é preciso ter o selo próprio de cada país, como USDA Organic (nos EUA) ou EU Organic (na Europa);
Além disso, é sempre bom tentar entender o contexto em que as palavras são usadas. Por exemplo, light pode ser usado tanto para “baixo em calorias” quanto para “leve”, dependendo do alimento.
Então, uma dica é sempre conferir todas as informações do rótulo para saber o que realmente está comprando.
Pratique com rótulos reais
A quinta e última dica para entender rótulos de alimentos em inglês é simplesmente praticar até conseguir entender os rótulos sem grandes problemas. E a melhor forma de fazer isso é usando rótulos reais de produtos disponíveis no mercado.
Porém, se você está no Brasil, pode ser mais difícil encontrar rótulos em inglês, então você pode usar a internet a seu favor e pesquisar os rótulos em imagens de produtos. Além disso, algumas marcas importadas também contém os rótulos originais em inglês, e você pode usar esses produtos para praticar o que está aprendendo.
Ou seja, transforme a leitura desses rótulos em um hábito, já que quanto mais você praticar, mais fácil vai ser entender o que está sendo mostrado.
Agora você já sabe todas as dicas para entender rótulos de alimentos em inglês. Então que tal colocar todas as dicas em prática agora mesmo e continuar evoluindo seus conhecimentos no idioma?