Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 alimentos amigos do seu coração

23 de Setembro de 2017 às 16:20
Senhor Tanquinho [email protected]

Você provavelmente já ouviu falar que "você é o que você come". Portanto, se isso for verdade (e é!), se faz necessário aprender quais são os alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração.

Isso é necessário pois as doenças cardíacas são a causa mais comum de fatalidades no Brasil, o que faz com que seja extremamente necessário aprender como diminuir as chances de problemas com uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis.

É claro que você não conseguirá evitar uma ida a um Angiologista Unimed em Campinas ou região (caso tenha plano de saúde dessa operadora) somente comendo as coisas certas. Será preciso praticar exercícios físicos e ter uma vida com pouco stress e bastante descanso. No entanto, se conseguir evitar esses problemas, terá a oportunidade de viver uma vida mais ampla e feliz!

Portanto, siga a leitura para saber quais alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração!

5 alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração

1. Peixes

A proteína é parte vital de uma dieta alimentar. No entanto, existem muitas opções de onde tirá-la. Naturalmente, a sociedade brasileira dá preferência à carne vermelha como principal fonte de proteínas, mas existem outras opções mais saudáveis. Como os peixes, por exemplo.

Peixes como a sardinha, o atum e o salmão são riquíssimos em Ômega-3, um tipo de ácido graxo (uma espécie de gordura) que são essenciais para controlar as taxas do bom colesterol no nosso corpo. Isso é muito importante para poder evitar doenças cardíacas, como a aterosclerose. Além disso, esses peixes também ajudam a diminuir a inflamação no organismo, o que é essencial para ajudar a tratar problemas cardíacos no geral.

O recomendado é comer entre 300 a 400 gramas de peixes por semana. Veja abaixo boas ideias de como adicioná-los no seu dia a dia:

 

 

  • salmão grelhado no jantar;

 

 

  • sanduíche de atum;

 

 

  • sardinhas grelhadas no almoço.

 

 

2. Nozes e sementes

Existem muitas nozes e sementes que são extremamente positivos para o seu sistema cardiovascular e, portanto, devem ser adicionados na sua rotina alimentar.

A linhaça, por exemplo, é uma semente muito rica em fibras e em Ômega-3 que mencionamos anteriormente, ajudando a melhorar a circulação do sangue e diminuir a inflamação.

Além dessas duas, ainda podemos citar as seguintes nozes ou sementes para ajudar no sistema cardiovascular:

 

 

  • castanhas;

 

 

  • castanha do caju;

 

 

  • chia;

 

 

  • amêndoas;

 

 

  • castanha do pará.

 

 

O ideal é colocá-las no café da manhã, uma vez que combinam muito bem com um iogurte, uma salada de frutas ou algo do tipo.

3. Abacate

O abacate se tornou uma das frutas mais populares dos últimos tempos graças às suas múltiplas aplicações no dia a dia e, claro, pelo seu gosto delicioso. Ele também é rico em gordura monoinsaturada, o que ajuda a manter o colesterol bom em alta e reduz o colesterol ruim no sangue. Para completar, o abacate ainda é rico em nutrientes que melhorar a circulação do sangue, como potássio, ácido fólico e carotenóides.

A melhor forma de adicionar o abacate na sua rotina é tentar fazer umas torradas integrais com abacate, as famosas "avocado toast" que vemos pela Internet. Elas costumam ser ótimas no café da manhã, então é uma boa pedida para você.

4. Azeite

Você costuma temperar a comida com que tipo de ingrediente? Talvez seja uma boa hora para pensar em usar o azeite extra virgem para isso, especialmente em saladas ou para fritar ovos. Isso porque o azeite extra virgem é cheio de antioxidantes e gordura boa, o que controla o colesterol e ainda garante uma boa circulação do sangue.

Não é preciso adicionar muito do azeite no seu dia a dia. Basta uma colher de sopa em cada refeição e pronto. Pode ser ao temperar salada, fazer arroz ou fritar o ovo. Dependendo do seu prato, pode até ser misturado com o salmão ou algo do tipo.

Ainda vale lembrar que o azeite de oliva é uma opção infinitamente superior a óleos vegetais super refinados como os óleos de canola, girassol e soja.

5. Chocolate amargo

Normalmente, temos a impressão de que comer de forma saudável é o equivalente a comer só coisas ruins. Essa lista já deixou claro que não é o caso, mas adicionamos mais um item a ela: o chocolate.

Pois é, um pouquinho de chocolate amargo pode ser excelente para o seu coração, sabia? Todo chocolate a partir de 70% cacau costuma trazer gorduras boas e antioxidantes para o organismo. Isso ajuda a controlar a pressão arterial e evita que placas de ateromas se formem e entupam os vasos sanguíneos. O ideal é consumir cerca de 30 gramas de chocolate amargo por dia, o que é o equivalente a mais ou menos 3 quadradinhos daquelas barras que vendem no mercado.

E aí, gostou da nossa lista de alimentos para consumir que melhoram a saúde do coração? Comente abaixo e nos diga qual o melhor prato que pode ser feito com esses ingredientes!