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CANAL 1

A disputa da TV pelo futebol ainda está bem longe do fim

03 de Julho de 2024 às 07:02
Flávio Ricco / José Carlos Nery
Augusto Melo, presidente do Corinthians
Augusto Melo, presidente do Corinthians (Crédito: REPRODUÇÃO)

Na última segunda-feira (1º), como era esperado, o Corinthians anunciou oficialmente o seu acordo com a Liga Forte União. O contrato foi firmado para os próximos cinco anos.

O mesmo Corinthians, que há cerca de três meses, deixou um outro bloco de clubes, a Libra, por não concordar com os valores que teria a receber, inferiores aos de Flamengo e Palmeiras.

Uma busca ou alternativa que podemos entender como perfeitamente lógica e natural, se considerarmos ser aquele que também ocupa a liderança na “tabela de classificação” dos mais endividados.

Só resta saber como tudo isso vai funcionar.

Diferentemente do passado, hoje não temos mais apenas a Globo como dona de todos os principais direitos esportivos, porque veio a existir uma maior distribuição que contemplou, além da TV paga e streaming, também os concorrentes Record e SBT.

Mas no caso das séries A e B do Brasileirão para 2025, mantidos os atuais grupos, todas as possibilidades passam a ser possíveis a partir de agora. Ou a Globo ser obrigada, muito por causa do pay-per-view, a também se acertar com a LFU ou vir a ter a companhia de uma outra grande rede de televisão na divisão dos jogos.

Essa é a disputa a partir de agora.

 

NOTAS

Números - 1

Em valores, o acordo da Globo com a Libra gira em torno de R$ 1,3 bilhão por temporada, inferior ao que ela vem pagando até agora, de R$ 2,1 bi, que será distribuído para Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. O Santos está no grupo, mas atualmente disputa a Série B.

Números 2

A Liga Forte tem filiados a ela Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude. A informação é que as principais redes conversam com a agência Livemode, que intermedia essas negociações.

Preço

Segundo levantamento realizado pela coluna, o preço estabelecido pela Livemode para “plataformas abertas”, ou seja, gratuitas - TV aberta e/ou YouTube deve chegar a cerca de R$ 500 milhões por temporada. Ou seja, a entrega de 38 jogos.

Dá um tempo

O SBT comemorou intensamente, inclusive com postagens indelicadas de alguns dos seus principais diretores e diretora, os resultados de audiência do último domingo, o primeiro sem Eliana. Mas, calma. Foi uma estreia, com toda expectativa em cima e em um dia de muito frio em São Paulo.

Grande desafio

O domingo, e isso não é de agora, é uma corrida de longo percurso, muitas vezes com trocas de posições. E não existe essa de “cavalo paraguaio”. O desafio é largar bem e saber manter o ritmo ao longo dos tempos, com muita força, determinação, criatividade e investimentos.

Intervalo

A propósito de SBT, já existem rumores internos sobre algumas mudanças na sua área comercial. Segundo se informa, há o desejo de imprimir um sistema de vendas mais agressivo, daí o início de consultas sobre nomes do mercado.

Data de estreia

A Band trabalha com a data de 18 de agosto para estreia do “Programa do João”, comandado por João Silva, na grade de domingo. O horário escolhido é o das 22h às 23h30. A mudança no dia de apresentação virá acompanhada também de novidades no formato.

Andando lá

Ainda em se tratando de Band, o diretor de programas, Homero Salles, voltou a frequentar os seus bastidores. Evidente que ninguém confirma nada, mas, como isso vem acontecendo com certa frequência nesses últimos tempos, devemos entender que tem alguma coisa rolando.

Assim não pode

No “Conexão GloboNews”, um exemplo de divisão de tela que poderia ser perfeito. Foi quase. Em três quadros, observa-se o cuidado que sempre deve existir, mas, em um deles, a contraluz impede praticamente de ver o rosto da participante. Feio demais. Um descuido que não pode acontecer.

 

Galeria

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