Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flávio Ricco

Em se tratando de canais de jornalismo, a oferta já é muito maior que a procura

20 de Novembro de 2024 às 21:00
Flávio Ricco / José Carlos Nery
Christiane Pelajo
Christiane Pelajo (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Sem considerar os de fora, que também aparecem por aqui, hoje, só dos nossos e já contabilizando a recente estreia do Times Brasil, chegamos a um exato total de oito canais de jornalismo.

Um na TV aberta, a Record News, e todos os demais na TV paga.

Aliás, uma quantidade bem semelhante aos esportivos

Diante de um número tão elevado, vale promover uma análise mais cuidadosa sobre a existência de tantos.

Diferentemente de outros tempos, as facilidades do mundo atual tornaram a prática do jornalismo na TV mais concebível e menos dispendiosa do que foi no passado, mas ainda assim não deixa de ser um setor de produção dos mais onerosos.

O que leva todos, claro, a tentarem se enquadrar dentro daquilo que é possível oferecer.

O problema, pelos números e resultados alcançados, nos parece que a oferta é muito maior que a procura. Duas ou três TVs conseguem se sobressair, enquanto as demais vivem num obscurantismo absoluto.

E mesmo considerando todas, nos horários de pico, a disputa na audiência é sempre muito miúda, abaixo da casa de um ponto. É claro que a decadência do cabo também deve ser considerada, mas não deixa de ser muito pouco. Dados que, na continuidade, poderão pesar muito mais na busca pelo mercado anunciante, que é por definição quem paga a conta.

Se a situação hoje está assim, tudo nos leva a entender que, pela frente, este horizonte poderá ser ainda mais complexo. E preocupante.

 

NOTAS 

A mesma história

Até agora se discute toda essa trapalhada com o nome da Times Brasil, canal que foi o tempo todo lançado com um nome e, no instante de entrar no ar, passou a usar outro.A Band, quando trouxe o jornal Metro para o Brasil, só na véspera percebeu que o contrato mandava usar PubliMetro. Uma confusão. No fim, foi Metro mesmo e assunto encerrado.

O que nos leva

Esses acontecimentos de agora e tantos outros servem para chamar atenção de todos no momento de assinar contratos. Aliás, num vídeo que pode facilmente ser encontrado por aí, Abílio Diniz diz que na vida de todo empresário, uma das coisas mais importantes é ser atento e detalhista no momento de assinar um contrato.

Cada uma

A vida é feita de histórias. Dia desses, dividindo uma pizza amiga com Willy Haas e Ricardo Scalamandré, muitos momentos da nossa TV foram recordados. Inclusive, as maneiras que sempre eles tiveram para atender diferentes necessidades. A história da propaganda na televisão, reunindo alguns desses monstros, merece um documentário.

Evento

A Record promove nesta sexta-feira, a partir das dez da manhã, no Hotel Hilton Barra, um café de boas-vindas para o elenco de “Paulo, O Apóstolo”, nova série de Cristiane Cardoso, com direção de Leonardo Miranda. Murilo Cézar, Anna Melo, Cirillo Luna, Gabriella Busich e Charles Paraventi são alguns nomes do elenco.

Numa dessas

Reinaldo Gottino enfrentou o desafio do “Domingo Record” e atingiu o objetivo traçado, que era perder 20 quilos em três meses. Chegou lá. E o que o levou a querer saber se Renato Lombardi aceitaria raspar o seu identificado bigode. Ele até topa, mas não por menos de quinhentos mil reais.

Cruzada

A ABRA, Associação Brasileira de Autores Roteiristas, decidiu levar à frente as denúncias do seu pessoal contra as plataformas de streaming. Queixas que envolvem principalmente os modelos de contrato, tachados de abusivos, e a remuneração.

Isca

“A Caverna Encantada”, novela do SBT, pode bater recorde de participações especiais até o seu encerramento. Trata-se de uma estratégia adotada para que a produção possa mexer com a audiência.

Noite especial

Longe da TV, mas muito atuante nos palcos, Adriana Birolli comemora, nesta quinta-feira, 100 apresentações da comédia “Não”, com sessão especial no Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro. O espetáculo, que já percorreu 30 cidades em 13 estados, fala sobre as escolhas que fazemos todos os dias e a dificuldade de dizer “Não” a pessoas e situações. Direção de Diogo Camargos.

Sem noção

Tem um pessoal que eu não sei... A maioria dos convidados para participar do “Acerte ou Caia!”, nas gravações do Chile, sabe se comportar direitinho. Entendem que, em se tratando de hospedagem num hotel, tem o check-in e o check-out, hora de entrar e sair. A Box Fish, que cuida dessa parte, além de cuidadosa, é bem responsável. Não pode querer abusar.


 

Galeria

Confira a galeria de fotos