Buscar no Cruzeiro

Buscar

CANAL 1

O falatório exagerado tem causado sérios prejuízos às TVs de jornalismo

31 de Dezembro de 2024 às 07:04
Flávio Ricco / José Carlos Nery
Canais de notícias
Canais de notícias (Crédito: REPRODUÇÃO)

Já são muitos os canais de notícias no Brasil, inclusive alguns buscando seguir caminhos diferentes, como CNN Money e o Timess/CNBC.

Porém, é necessário, e aí no caso de todos, encontrar meios de atender melhor o público e fazer por merecer melhores resultados.

Hoje, o que se vê, são muitos os investimentos e um grande número de profissionais de alta capacidade envolvidos, porém sempre se dirigindo para muito poucos.

Mesmo em horários de pico, ao se somar as audiências de todos, raramente se chega a marca de um ponto, o que é de uma insignificância absoluta na ordem geral das coisas Aos poucos espaços destinados à informação, se tem muito mais que o dobro do falatório, com comentários e debates que se estendem quase ao longo de todo o dia. Invariavelmente em cima do mesmo assunto.

Falta um maior equilíbrio.

É importante, de um lado, destacar a importância dessas TVs que se dedicam à notícia, porém, percebe-se, que há uma observância quase total a um mesmo modelo.

E que já faz por merecer necessárias alterações.

 

NOTAS

Também por aí

O próximo Brasileirão, reconhecido como um dos campeonatos de clubes mais disputados do mundo, terá também um embate bem interessante em suas transmissões.
Tanto Globo, como Record, com as suas engenharias, precisam buscar novos meios para promover essas entregas. O 3 por 4 de sempre já cansou.

Por exemplo
Um dos recursos que será utilizado pela Globo, na transmissão de alguns dos seus principais jogos, será a possibilidade de contar com um aparelhamento especial em imagens aéreas.
Equipamento que possibilitará captar imagens com absoluta perfeição, capazes até de tirar algumas das diversas dúvidas do campo de jogo.

Acelerando
As gravações de “Vale Tudo”, substituta de “Mania de Você”, seguem em ritmo intenso, dentro e fora da Globo.
O elenco, além dos domingos, normalmente, e do dia de Natal, também folgará amanhã, 1º do ano. Mas, sem mais.

Incrível que pareça
É meio que descarado o mau trato que algumas TVs dão aos seus produtos.
O marketing de cada uma delas, que já foi muito mais atuante em outras épocas, hoje limita-se a lançar diferentes campanhas tão somente em seus próprios veículos. Deixou de existir um trabalho mais amplo e agressivo, para ficar limitado só ao próprio alto-falante. Alguns nem são tão altos assim.

Casos diferentes
A Globo, na parte que cabe a ela, se servir da sua própria programação para promover uma estreia, até certo ponto faz sentido e pode ser entendida. A audiência justifica. Ainda assim, verifica-se que há sempre o cuidado de estender este trabalho.
Porém, em se tratando de Record, SBT e Band, na maioria das vezes, só os seus canais são utilizados. Quer dizer, uma limitação que é sempre extremamente prejudicial.

Exemplo
Datena estreou no SBT recentemente, quase sem chamadas.
Não bastasse isso, além do noticiário em torno da sua contratação, nenhuma outra ação foi planejada, mesmo em se tratando de um programa lançado em uma ocasião não muito recomendada.

Um caos
Aos fanáticos do “Chaves”, um aviso: o material que o SBT tem atualmente para exibição é infinitamente menor que o do passado.
Se as suas exibições já são reprises das reprises das reprises, ainda serão muito mais nesses próximos tempos.

Último dia
Oficialmente, hoje, 31, se encerra o vínculo de quase 50 anos do Boninho (foto) com a Globo, como funcionário antes e diretor depois.
A partir de amanhã, ele seguirá indiretamente ligado à casa, como sócio da TV Vanguarda, do Vale do Paraíba, uma das principais afiliadas da Globo.

Diante disso
Mesmo não conhecendo os termos do seu desligamento da Globo, como pessoa jurídica, Boninho estará livre no mercado a partir de amanhã.
Acredita-se, inclusive, que a sua produtora, em sociedade com Júlio Casares, já poderá iniciar as suas atividades imediatamente.

Entendimento
Sobre todo noticiário em torno de uma possível entrada do Boninho no SBT, acredita-se que isto só deverá acontecer através da produção de conteúdo.
Inclusive realities shows, que é um dos principais desejos da atual direção. Segundo consta, já existe até um formato escolhido, de confinamento e com famosos.