Cinemas
‘Batman’ tem estreia oficial e acumula críticas positivas
Novo filme do homem morcego traz Robert Pattinson no papel principal
A estreia oficial do novo filme do Batman está marcada para hoje (3) em Sorocaba. O filme sobre o justiceiro mais famoso da DC Comics já era exibido desde a sua pré-estreia, que aconteceu na última terça-feira (1).
Sob a direção de Matt Reeves, o filme está sendo considerado o mais brutal já feito do personagem, com Robert Pattinson marcando sua primeira passagem como o Morcego de Gotham. Nas redes sociais, os fãs estão comemorando o sucesso de Pattinson e zombando daqueles que estavam torcendo pelo fracasso, devido à sua atuação em “Crepúsculo”.
Batman (The Batman, no original) segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos, levando-os para as sombras de Gotham City. Com apenas alguns aliados de confiança _ Alfred Pennyworth (Andy Serkis) e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) _ entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes da cidade, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos.
Em uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo o Comissário Gordon e ele mesmo em um jogo de gato e rato ao investigar uma série de maquinações sádicas, uma trilha de pistas enigmáticas, revelando que Charada estava por trás disso tudo. Porém, a investigação acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco sua própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne.
Conforme as evidências começam a chegar mais perto de casa e a escala dos planos do perpetrador se torna clara, Batman deve forjar novos relacionamentos, desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola Gotham City.
Além do protagonista que dá nome à obra, Zoë Kravitz estrela com a Mulher-Gato, em sua segunda interpretação da personagem, sendo a primeira em 2017, na versão original da animação “Lego Batman: o Filme”.
As críticas, até o momento, estão sendo positivas, considerada o filme uma das melhores adaptações dos quadrinhos. Conforme o Rotten Tomatoes, site especializado em filmes, a obra conta com 86% de aprovação. “Um super-noir sombrio, corajoso e emocionante, Batman está entre as mais ambiciosas saídas de ação ao vivo do Cavaleiro das Trevas”, diz o consenso da crítica. O sucesso foi tanto que, falando ao ComicBook, o produtor Dylan Clark anunciou que a continuação deve sair em menos de cinco anos.
Charada
O Charada é um dos vilões mais icônicos da galeria de inimigos do Batman, sendo um desafio intelectual do alter ego de Bruce Wayne, segundo o site Feededigno. Edward Nygma apareceu pela primeira vez na HQ Detetive Comics #140, em 1948.
Antes de se tornar um dos grandes nomes do crime de Gotham, Edward se viu em um emprego sem sentido e em uma vida pacata. Entretanto, ao ver Batman em ação, o personagem achou um desafio à altura, criando seu alter ego Charada.
O vilão já teve diversas participações em séries, filmes e jogos. John Glover e Robert Englund dublaram o personagem nas animações do Cavaleiro das Trevas. Já nos games, sua voz era de Wally Winger, na franquia Batman Arkham. Nos filmes, Jim Carrey deu vida ao vilão em Batman Eternamente. Em 2014, ele era um CSI, interpretado por Cory Michael Smith em Gotham. Atualmente, Paul Dano faz o papel de Edward Nygma.
O vilão do novo longa-metragem é inspirado no Assassino do Zodíaco, um assassino real que assolou a Califórnia durante os anos 70. Seu modus operandi incluía o envio de cartas para a imprensa com mensagens cifradas. (Kally Momesso)