Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Fama Museu recebe exposição com obras de Renata Egreja

São pinturas tie-dye, a óleo e acrílica, com pigmentos naturais e sintéticos

31 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Artista explora o conceito de olhar para dentro e o campo como fonte de inspiração e de conflitos
Artista explora o conceito de olhar para dentro e o campo como fonte de inspiração e de conflitos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com a proposta de trabalhar do interior físico ao simbólico, o Museu Fama, em Itu, recebe, a partir de amanhã (2) a exposição inédita “Cores do interior”, com obras de Renata Egreja. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Paulistana de nascimento, Renata cresceu, vive e trabalha na pequena cidade de Ipaussu, na região centro-oeste do Estado, e tem obras espalhadas pela Alemanha, França, Índia, dentre outros países.

“A mostra trata da visão sobre diversos conceitos de interior, o interior de si mesma, o olhar para dentro e o campo como fonte de inspiração e de conflitos”, destaca a artista, que cresceu no meio rural e produz em um ateliê numa fazenda em Ipaussu, quase na divisa com o Paraná.

Para a exposição no Fama Museu, a artista separou 18 obras, entre inéditas e destaques dos últimos 14 anos de carreira. Há suportes variados como pinturas tie-dye, a óleo e acrílica, com pigmentos naturais e sintéticos, como mica e purpurina; aquarelas, cerâmicas e uma instalação imersiva e interativa, que convida pequenos e adultos a se relacionar de forma mais sensorial com a obra.

Parte das obras foi produzida em Paris, durante a formação da artista na Escola Nacional Superior de Belas Artes (ENSBA) e nas suas viagens de aprendizado pela Índia, Itália, Camboja e Vietnã, com obras de 2009 até os dias atuais. É o caso de “Volcano”. Pintada em 2010, é uma tela de 2,50m por 2m, que une sagrado e profano, a religiosidade do interior do Estado com um toque cosmopolita, uma santa vestida com roupas carnavalescas e muito glitter. Aspecto texturizado da obra que só pode ser conferido na observação física do trabalho, ao vivo e em cores, revelando a singularidade da peça.

Da curadoria à produção, é um projeto feito por mulheres, sob uma perspectiva feminina. O patrocínio é da empresa Atena Açúcar e Etanol. A produção é da Madri Produções Culturais e a curadoria de Paula Borghi. (Da Redação)

Serviço:

Cores do interior, de Renata Egreja
Quando: Lançamento, dia 02 de setembro, às 11h. Exposição de 7/9/23 a 31/1/24, no FAMA Museu
Onde: Fama Museu - Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9
Entrada gratuita