Cultura oriental
Festival oferece teatro de sombras
O Festival do Barco Dragão tem oficinas gratuitas e teatro de sombras, hoje (15), no Clubinho do Pátio Cianê Shopping. A atividade é realizada pela Secretaria de Cultura e será com a professora de mandarim e cultura oriental, Meng-Hsun Lee.
Durante o encontro, os presentes terão a oportunidade de conhecer a cultura e a história desse festival, enquanto participam de atividades, como pintura e confecção do dragão, peças em biscuit e sachês Zongzi. Além das oficinas, o teatro de sombras também faz parte da programação organizada pela professora Meng-Hsun Lee.
O Festival do Barco Dragão é baseado em uma lenda e ocorre no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês. Segundo conta a história, o poeta Qu Yuan era um oficial leal e honesto, reverenciado pela maioria das pessoas. No entanto, ao ser incriminado por rivais ciumentos, acabou se sentindo deixado de lado e ficou tão deprimido, que colocou fim à sua vida, pulando no rio Miluo, no quinto dia do quinto mês do calendário lunar. As pessoas remaram os barcos e jogaram folhas de bambu cheias de arroz cozido no rio para alimentar os peixes, na esperança de resgatar Qu Yuan. Desde então, se originou o costume, na cultura chinesa, de comer bolinhos de arroz e remar barcos-dragão nesse dia.
O objetivo da iniciativa é disseminar informações sobre a cultura oriental, de forma lúdica, incentivando a criatividade e o aprendizado. O encontro é aberto ao público. O Pátio Cianê Shopping está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)