Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entrada gratuita

Peça ‘Gaslight - Uma Relação Tóxica’ entra em cartaz dia 12

Temporada em Sorocaba será no Sesi, tem entrada gratuita e segue até 21 de julho

05 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
A manipulação psicológica entre um casal é o tema central da peça
A manipulação psicológica entre um casal é o tema central da peça (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Último trabalho teatral de Jô Soares, a peça “Gaslight - Uma Relação Tóxica” entra em cartaz no Sesi Sorocaba na próxima sexta-feira (12). Com entrada gratuita, a temporada na cidade segue até 21 de julho. No dia 13, sábado, haverá sessão com intérprete em Libras e o elenco participará de um bate-papo com o público sobre o tema da história. As sessões serão de sexta-feira a domingo, com início marcado para às 20h.

Um casal em crise protagoniza a história. Jack (Giovani Tozi) desconfia que sua esposa Bella (Erica Montanheiro) esteja louca. Ela teme pela própria saúde mental, pois reconhece que tem agido de forma estranha. Com a ajuda de um inspetor bem-humorado, Bella é provocada a desvendar os mistérios de sua loucura.

Ambientada na era vitoriana a peça foi escrita pelo romancista e dramaturgo britânico Patrick Hamilton. Na história, o Jack, que era um homem doce mas acaba por se transformar em um companheiro hostil, escurece as luzes para confundir a esposa e, quando ela o questiona, ele nega que tenha havido mudanças na intensidade. Na época, as luzes eram alimentadas a gás, fato que deu origem ao termo “gaslight”.

A peça é também uma das produções de maior sucesso da história da Broadway. O texto, de 1938, ganhou versão no cinema em 1944, e o termo gaslight, original da exibição, é popular até hoje, sendo “gaslighting” eleita a palavra de 2022. É uma forma lenta de manipulação psicológica sutil e profunda em que o abusador seduz a vítima questionando a veracidade dos fatos e distorcendo a realidade.

O apresentador, escritor e dramaturgo Jô Soares morreu em agosto de 2022 e a adaptação do texto para o teatro contou com a colaboração de Matinas Suzuki Jr e Mauricio Guilherme.

Libras e bate-papo

Além das performances, o público é convidado a participar de debates sobre o tema, que ocorrem no início de cada ciclo de apresentações em cada cidade. Logo no primeiro sábado de apresentação em Sorocaba, dia 13, o público terá a oportunidade de conversar com o elenco. O bate-papo será guiado com o tema “Entendendo o Gaslighting”, gerando uma poderosa reflexão sobre o gaslighting, um tipo de abuso psicológico.

O espetáculo, realizado pela Tozi Produções, combina narrativas reais e fictícias para abordar as nuances desse comportamento manipulativo. Essa interação direta entre artistas e espectadores potencializa a experiência artística e promove a conscientização e o diálogo sobre relacionamentos saudáveis e o reconhecimento de sinais de abuso psicológico na sociedade. A apresentação do dia 13 de julho, às 20h, conta com interpretação em Libras.

Os ingressos estão disponíveis para reserva por meio do portal Meu Sesi (https://www.sesisp.org.br/Eventos) e têm duração de até 10 minutos antes do início das sessões. As entradas remanescentes são distribuídas na bilheteria do espetáculo. O Sesi Sorocaba fica na rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência. (Da Redação)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos