Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programação

Teatros são opções de lazer em Sorocaba e Votorantim

Hoje é dia de "Meu Apartamento", amanhã é a vez de "O Caminho do Sol"

13 de Setembro de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Caminho do Sol", tem entrada gratuita, e será apresentada amanhã em Votorantim (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os amantes de teatro têm programação garantida neste final de semana. Hoje (14), está em cartaz a peça “Meu Apartamento” em Sorocaba, e amanhã (15) é a vez da peça “Caminho do Sol”, que será apresentada em Votorantim e tem entrada gratuita.

“Meu Apartamento” conta a história de Léo, um dançarino com um futuro promissor e que vive agarrado a um amor perfeito. “Ele planeja trilhar uma dança onde a vida profissional e a amorosa estejam em perfeita harmonia. Porém, a vida não é uma valsa calma; está mais próxima de um rock desordenado, e os passos do dançarino ganham uma reviravolta”, adianta o texto de apresentação da peça. A reviravolta acontece quando o protagonista recebe o telefonema de um antigo afeto. Será que o apartamento está em condições de receber visitas? Para tornar esse espaço um lar outra vez, Léo enfrentará marcas do passado, movimentos desenhados em saudade e despedidas.

O texto e direção é de Math Caruso e a realização do grupo de teatro Triad. A apresentação será às 19h no Teatro Escola Mario Persico. Os ingressos custam R$ 30 e estão disponíveis pelo Sympla. O Teatro Escola Mario Persico está localizado na Rua da Penha, 823 (1º andar), Centro, Sorocaba.

Votorantim

O Teatro Municipal de Votorantim recebe amanhã (15) a peça “O Caminho do Sol”. O espetáculo, que tem entrada gratuita, conta a história do Caminho de Peabiru, uma rota milenar que ligava o oceano Atlântico ao Pacífico e cujo os registros datam de mais de nove mil anos. Hoje, poucos trechos desse caminho estão preservados e o enredo da peça arrisca-se a desenhar, por meio de coralidades da cena, novos caminhos possíveis.

A história ainda aborda a especulação imobiliária, disputa territorial e desastres ambientais causados pela mineração e exploração do solo. O grupo teatral, original da cidade de Vinhedo, explica que a escolha de Votorantim para apresentação não foi por acaso. Segundo eles, estudos arqueológicos e documentações históricas afirmam que o caminho de Peabiru passava pela região de Votorantim, seguindo então para o Estado do Paraná até chegar à Cordilheira dos Andes e alcançar a Costa do Pacífico. Um dos pontos iniciais da rota seria na cidade de Cananéia, litoral de São Paulo.

A produção, viabilizada com recursos do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac), é do Núcleo Vamos de Teatro, e a apresentação começa às 19h. O Teatro Municipal de Votorantim fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro. (Da Redação)