Consciência Negra
Projeto valoriza contribuições africanas à cultura brasileira
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba celebra 10 anos com clareza em seus objetivos: reconhecer e valorizar as contribuições africanas à cultura brasileira, destacando o protagonismo da população negra e a pluralidade das culturas africanas. Com uma programação diversificada realizada em novembro, elaborada por uma comissão de funcionários de diferentes áreas, o projeto promove a reflexão, celebração e fortalecimento da história e identidade afro-brasileira, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com a resistência e a visibilidade da população negra, tanto na cidade de Sorocaba quanto no Brasil.
Nesta terça-feira (19), às 19h, o evento gratuito, promovido pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) apresenta o Tributo à negritude sorocabana. Um encontro para contar a história de algumas das pessoas que construíram as diversas vertentes do movimento negro e que são referências para comunidade negra sorocabana. Serão homenageadas Ana Maria Souza Mendes, Fátima Aparecida Soares Clemente, Maria José de Almeida Lima e Thereza de Castro Thimótheo, além dos homenageados in memoriam: Jorge Narciso de Matos, José Marciano, Ondina Seabra, Rosângela Cecília Alves da Silva e Thereza Henriqueta Marciano.
No feriado da Consciência Negra, a programação começa às 16h: a Diásporas Produções convida as crianças e seus familiares para a contação de histórias “Viva as grandes figuras! Protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro”. A apresentação gratuita traz ao público infantil uma vivência junto ao universo de alguns dos principais representantes negros das artes do sudeste brasileiro. Seis artistas negros serão revisitados, reconhecidos e representados, sendo eles: a fundadora da primeira Escola de Samba de São Paulo, Deolinda Madre (Madrinha Eunice); a escritora e pensadora Carolina Maria de Jesus; a artista plástica Maria Auxiliadora da Silva; o artista circense Benjamim de Oliveira; o sambista e compositor Geraldo Filme; e o mestre Darcy Monteiro do Jongo da Serrinha.
Às 17h, tem o show do cantor Hugo Rafael, que é natural de Sorocaba e conhecido pelo seu trabalho como intérprete, participou de programas de televisão e integra o grupo Sambô desde 2015. Como compositor, lançou mais de 60 músicas em diversos projetos. No show, Hugo e banda apresentam um repertório influenciado pelas performances ao vivo de grandes ícones negros do rock, soul e pop internacional, como Michael Jackson, Seal, Prince, Stevie Wonder, Ray Charles, Jimi Hendrix, Little Richard, James Brown, Marvin Gaye, Al Green, Billie Paul e Tina Turner. A apresentação é livre e gratuita. Para participar é só chegar.
Na sexta, dia 22, às 19h, acontece o Sarau de lançamento do livro “Biografias Negras de Sorocaba”, atividade que marca o lançamento do livro resultante do curso “Conheça-nos: mulheres negras na vivência e influência sorocabana”, que traz biografias de mulheres negras sorocabanas. (Da Redação)