Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

Documentário sobre a radialista Zilá Gonzaga será exibido no Museu Ciência e Vida, no Rio de Janeiro

19 de Novembro de 2024 às 22:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Zilá Gonzaga
Zilá Gonzaga (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

O curta-metragem “Zilá - O Documentário”, produzido em Sorocaba, sobre a vida e a carreira da radialista Zilá Gonzaga, foi selecionado para ser exibido no Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias (RJ) dentro da programação que celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa dos jornalistas Amanda Trentin, Elis Marina Nunes, Felipe Landulpho, Fernanda Szabadi, Luana Trevizan e Yasmin Pereira, sob orientação dos professores Rodrigo Gabrioti e Quelen Torres, da Athon Sorocaba.

O documentário, com cerca de 30 minutos, enfatiza toda a influência de Zilá nas rádios sorocabanas e reúne depoimentos, nunca antes registrados, de amigos, cantores famosos e colegas, que já tiveram a oportunidade de trabalhar com a radialista, dentre eles Paulos Silas, Urbano Martins e José Desidério.

A produção, lançada em 2016, traz também o depoimento da própria Zilá Gonzaga, que morreu em 13 de maio de 2021 por complicações de um câncer. Ela tinha 87 anos de idade e mais de 60 à frente dos microfones.

Exibição do documentário

Entre os dias 12 e 29 de novembro, o Museu Ciência e Vida celebra as trajetórias de mulheres pretas que fizeram história no Rádio Brasileiro, seja cantando, atuando ou apresentando programas. Além de Zilá Gonzaga, nomes como os de Isis de Oliveira, Angela Maria e muitas outras foram figuras fundamentais na construção desse veículo de comunicação. O Museu Ciência e Vida está localizado em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. (Da Redação)