Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música

‘Édenground’ reúne sete bandas da cena alternativa de Sorocaba

11 de Dezembro de 2024 às 21:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
A banda
A banda "Fone" fecha a programação de rock alternativo (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com a apresentação de sete bandas, a terceira edição do “Édenground” acontece no próximo sábado (14), a partir das 14h, na arena Rocha, no bairro Éden, zona industrial de Sorocaba. Com entrada solidária de 1 quilo de alimento não perecível, o evento promete uma tarde/noite de diversidade musical, reforçando o espírito coletivo e a cena underground de Sorocaba.

O “Édenground” surgiu de um grupo de amigos moradores do , que perceberam a necessidade de promover eventos na região, que está afastada do centro da cidade. A primeira edição do evento ocorreu em maio de 2015 e a segunda em dezembro de 2021.

De acordo com a organização do “Édenground”, a banda “The Kram” abre as apresentações com seu som influenciado pelo punk rock e hardcore surf. Formada em 2018 no Éden, suas composições exploram temas místicos e esotéricos, embalados por um ritmo frenético. Em seguida, a “Ghosts for the Jinx” - surgida recentemente a partir da antiga banda “De Circe” - levará ao palco um rock alternativo barulhento, com pitadas de industrial, inspirado em referências como “Nirvana” e “Queens of the Stone Age”, e com o charme dos anos 1990.

Representando o noise rock, subirá ao palco o duo sorocabano “Cortisol”, composto pelos irmãos Caio e Breno Lobo. Com influências que vão de “At The Drive-In” a “Cocteau Twins”, eles lançaram o EP “Disjunção” em 2022 e atualmente preparam seu primeiro álbum homônimo, “Cortisol”, que promete expandir os limites de sua sonoridade.

Na sequência, a banda “Ventilas” chegará com uma proposta de celebração e reflexão sobre o cotidiano moderno. Formado em 2018, o duo de João e Matheus traduz o groove e a dinâmica da vida urbana, em um som leve e fluido.

Já o duo sorocabano “Macaco” lançou recentemente seu álbum de estreia, “maca X eira”, com influências de metal e rap, abordando temas como saúde mental, política e a realidade de um trabalhador brasileiro. O estilo é descrito como “Rock de Quebrada”, com temas contra o racismo, machismo e outros preconceitos.

Na penúltima apresentação, a banda “Justine” mostrará uma performance explosiva, unindo projeções visuais e um show de luzes intensas, que já marcou presença em festivais como “Bananada”, “Virada Cultural”, “Autorock” e “Circadélica”. Formada em 2013, a banda lançou o álbum “Justine”, seu primeiro trabalho totalmente em português, no início deste ano.

Fechando o “Édenground”, a banda “Fones” se apresentará com Renan Pereyra (guitarra/voz), Mauricio Barros (guitarra/voz), Paulo Augusto (baixo) e Gabriel Wiltemburg (bateria). O grupo surgiu em 2012 e ganhou destaque nacional com o lançamento do EP “Revólver”, sendo elogiado por diversos veículos de música no País.

Atualmente, o quarteto está em estúdio gravando seu novo disco, “Minha Existência é um Crime”, com três faixas já lançadas na web: “Tiros em Columbine”, “Agosto” e “Rua”. Com influências de punk, indie e rock dos anos 1990, o “Fones” promete um show histórico no festival, que deverá ser o último antes do lançamento do novo álbum.

Segundo os promotores do evento, a 3ª edição do “Édenground” é uma oportunidade para conferir ao vivo bandas autorais e a força da cena independente de Sorocaba. O festival também contará com exposição de patches e bottons bordados, espaço para crianças e espetinhos veganos.

A arena Rocha está localizada na rua Miguel Garcia Moraes, 100, bairro Éden, zona leste de Sorocaba. (Da Redação, com assessoria de imprensa do evento)