Mostras
Museus ‘Guilherme de Almeida’ e ‘Mário de Andrade’ são atrações neste dezembro em SP
Esquerda à direita, acima: detalhes da exposição “Eu mesmo, Carnaval” na Casa Mário de Andrade, entre eles a parede sonora (fotos: João Kalu);
Esquerda à direita, abaixo: Retratos de Belkiss (Baby); e parte do acervo bibliográfico de Guilherme de Almeida (fotos: André Hoff)
Os museus Casa “Guilherme de Almeida” e Casa “Mário de Andrade”, em São Paulo/SP, oferecem uma agenda diversificada e para todas as idades. Inclusive neste mês de dezembro, período procurado também por pessoas que desejam conhecer as histórias da capital paulista.
Conhecer o museu Casa Guilherme de Almeida, inaugurado em 1973, é como viajar ao passado, ver de perto o acervo particular de um dos mentores do movimento modernista e que lá viveu até o ano de sua morte (1969). Dentre as obras de artes e objetos pessoais do patrono, Guilherme de Almeida, e de sua esposa Belkiss Barroso do Amaral, mais conhecida por Baby de Almeida, estão as gravuras, esculturas, desenhos e pinturas de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
Durante as visitas ao Museu-Casa, aberto de terça a domingo, inclusive aos feriados, das 10h às 17h30, é possível também conhecer a diversificada biblioteca, hemeroteca, o arquivo fotográfico, todo o mobiliário e os raros objetos decorativos distribuídos por toda a Casa.
Samba na Barra Funda
Outra dica de passeio, principalmente para quem estará em recesso e férias em dezembro: a nova exposição “Eu mesmo, Carnaval”, do museu Casa Mário de Andrade, segue aberta de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h). Entre as obras expostas estão os artefatos originais do desfile campeão de 2024 da escola de samba Mocidade Alegre, reproduções de fotografias do acervo particular de Mário de Andrade, sendo algumas delas feitas pelo escritor, paredes sonoras com músicas que marcaram diferentes épocas da folia e a história da Barra Funda. A curadoria é de Arthur Major, pesquisador do museu, junto a Fábio Parra, diretor cultural da Mocidade Alegre, que homenageou o modernista em seu desfile deste ano.
A Casa “Guilherme de Almeida está localizada na rua Macapá, 187, no bairro de Perdizes, enquanto o Museu “Mário de Andrade” fica na rua Lopes Chaves, 546, na Barra Funda, ambos em São Paulo/SP e com entrada gratuita. (Da Redação, com informações dos organizadores)