Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programação

Sesi Sorocaba tem em janeiro oficinas de arte, contação de histórias e teatro infantil

As atividades acontecerão em diversos dias da semana e ocupam todos os espaços

06 de Janeiro de 2025 às 22:25
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
"Cafuné" será encenada de 16 a 26 deste mês (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Sesi Sorocaba programou uma série de atrações gratuitas para o mês de janeiro, que promete entreter, educar e inspirar a criançada, proporcionando momentos únicos de diversão e aprendizado.

As atividades acontecerão em diversos dias da semana e ocupam todos os espaços. A programação inclui oficinas de arte, sessões envolventes de contação de histórias e peças de teatro infantil. Por meio dessas atividades, as crianças poderão explorar seus talentos, desenvolver habilidades criativas e expandir seus horizontes culturais, tudo de forma lúdica e estimulante.

A atividade “Férias na Cidade” promete entreter a criançada nos dias 16, 18, 23 e 25 de janeiro, com início às 14h, com a visita mediada à instalação artística e oficina de desenho, e nos dias 17, 24 e 26 ocorre a oficina de massinha, também às 14h.

O espetáculo híbrido “Cafuné” está programado para o período de 16 a 26 de janeiro, às 15h. A viagem teatral transporta para um universo imaginário, inspirado nos folguedos populares, nas danças tradicionais e nos ritmos brasileiros. Criada pela Cia. Tempo de Brincar, a peça faz uma fusão de dança, artes visuais, música e performance, carregando referências que vão desde o balé da escola Bauhaus aos parangolés de Hélio Oiticica, tudo isso num cenário supercolorido. A trilha sonora executada ao vivo bebe na fonte das composições do maestro Villa Lobos, com canções lúdicas e delicadas que brincam com nuvens, borboletas, sacis e barquinhos de papel, envoltas pela diversidade de ritmos brasileiros, como ciranda, xote, toadas e cantigas de roda em arranjos poéticos.

Contação de história também faz parte da programação do Sesi nas férias de janeiro, com “Na Vila do Heitor”, no domingo (19), às 14h. A apresentação narra a história de Heitor, um menino muito inteligente e curioso. Seu apelido era Tuhu, pois adorava imitar o som do trem e de tudo que escutava. E de tanto escutar, ainda criança se encantou pela música. Seu pai o incentivou a tocar algum instrumento musical e ele, que amava os sons, aprendeu vários, entre eles violão, violoncelo, piano, violino...

Na Vila do Heitor tem história e tem música, tem Rosa Amarela, Capelinha de Melão e lá Cai até balão. A apresentação é permeada pelas cantigas de Heitor Villa-Lobos para crianças.

E a exposição “Ocupa Cidade” segue para visitação de quarta-feira a domingo das 10h às 19h. “Ocupa Cidade” é um projeto que traz à vida a visão do duo de artistas visuais, Fabiana Arantes e Celso Albino, de uma cidade ideal, em que os espaços públicos são verdadeiramente vividos pela população, tendo a arte e convivência harmônica como premissas. Neste lugar, por meio de uma experiência interativa e envolvente, a arte transforma e redefine o espaço urbano, em que cada esquina e rua convida à exploração e à expressão criativa.

Neste ambiente único, o público visitante poderá transitar aproveitando espaços projetados para fomentar a interação social, a arte e o lazer. Ocupa Cidade é a concretização de um sonho: uma cidade imersa em arte, onde todos são bem-vindos e o cotidiano se entrelaça com a criatividade de maneira harmoniosa.

Para as oficinas não é necessário reservar ingressos e para as demais atrações, as reservas gratuitas de ingressos devem ser feitas pela plataforma Meu SESI (Gabrielle Camargo Pustiglione)