Buscar no Cruzeiro

Buscar

Telão

Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema

Sorocaba possui atualmente 37 salas que estão exibindo 13 filmes diferentes

09 de Janeiro de 2025 às 21:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
No ano passado 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema do País
No ano passado 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema do País (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

O setor cinematográfico brasileiro bateu recorde de salas de cinema em funcionamento no País. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 1º de janeiro deste ano, o país tinha 3.509 salas em funcionamento, 31 a mais do que o registrado em 2019, antes da pandemia de covid-19.

“Esse crescimento reflete um compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e a inclusão cultural, com soluções de acessibilidade, alcançando pessoas com deficiência visual e auditiva. Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, ganharam suas primeiras salas, enquanto Viçosa, em Alagoas, celebrou a reabertura de um cinema que estava fechado há 30 anos”, destacou o Ministério da Cultura.

A pasta ressaltou ainda que, em 2024, 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema, e o número de espectadores de produções brasileiras dobrou em relação ao ano anterior, com destaque para o filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, que conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama.

Sorocaba: 37 salas e 13 filmes

Em Sorocaba, atualmente existem 37 salas para a exibição de filmes comerciais, distribuídas pelos shoppings Sorocaba, Cianê, Panorâmico, Cidade e Iguatemi, que nesta semana estão com exibições de 13 produções diferentes, das quais cinco são filmes nacionais e as demais estrangeiras. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)