Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição

‘Tarsila depois de Tarsila’ é atração até 30 de junho no Museu Republicano de Itu

10 de Janeiro de 2025 às 22:46
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obras da artista marcam o movimento Modernista no Brasil
Obras da artista marcam o movimento Modernista no Brasil (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Conhecida e notabilizada por suas obras que a destacaram como uma das principais artistas plásticas modernistas da América Latina, Tarsila do Amaral poderá ser apreciada também por seu talento como retratista, por meio da exposição “Tarsila depois de Tarsila”, que estará em cartaz, de forma gratuita, até o dia 30 de junho, no Museu Republicano de Itu/SP, município integrante da Região Metropolitana de Sorocaba.

As obras expostas em Itu são os retratos de homens que atuaram no cenário político e religioso do passado brasileiro, com destaque para participantes da “Convenção de Itu”, que foram encomendados pelo então diretor do Museu Paulista, Afonso Taunay.

Entre as obras expostas em “Tarsila depois de Tarsila”, cinco são ampliações a óleo de imagens fotográficas dos convencionais de Itu, garimpadas junto a seus familiares e, desta forma, nestas telas os traços estilísticos característicos da pintora são quase imperceptíveis.

De acordo com a professora doutora Ana Paula Cavalcanti Simioni, curadora da exposição, Tarsila é muito conhecida por suas obras dos anos 1920, da fase Fase Pau-Brasil e Antropofágica. Depois dos anos 30, até a morte da artista em 1973, é um período muito menos abordado da sua produção, tanto pelos historiadores quanto pelos museus e exposições, mas Tarsila trabalhou bastante, sobretudo nos anos 30 e 40, ao contrário do que se imagina.

A artista trabalhou nessa época sob encomenda, fazendo retratos. Fez muitas crônicas para jornais, inclusive. Portanto, a sua produção dos anos 30 é menos autoral. Em 1929, Tarsila perdeu a fortuna que acumulou, depois de sua separação de Oswald de Andrade, e teve que trabalhar como artista para viver. Durante o governo de Getúlio Vargas ela não teve muitas oportunidades de trabalho e o mercado artístico era muito restrito naquela época.

Desta forma, a exposição tem importância histórica e sociológica por resgatar esses trabalhos e mostrar ao público essas telas, que foram todas restauradas.

Além de artista plástica, Tarsila do Amaral foi desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora brasileira. É considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas, além de ser considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista nesse estilo artístico.

O Museu Republicano de Itu está localizado na rua Barão de Itaim, 67, Centro.