Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novelas

Atriz mirim de Sorocaba participa de ‘Vale Tudo’

Laura Henriques interpreta a personagem Maria de Fátima na infância

29 de Março de 2025 às 20:57
Moradora da Vila Nova Sorocaba, Laura gravou sua 
participação no Rio de Janeiro, nos estúdios da Globo
Moradora da Vila Nova Sorocaba, Laura gravou sua participação no Rio de Janeiro, nos estúdios da Globo (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Uma moradora da zona norte de Sorocaba integra o elenco da novela “Vale Tudo”, remake que marca os 60 anos da Rede Globo. Laura Henriques, de oito anos, interpretará a personagem Maria de Fátima, na infância. O papel na fase adulta fica a cargo da atriz Bella Campos. A telenovela das 21h estreia amanhã (31).

As gravações das cenas foram feitas em dezembro do ano passado. De lá para cá, a ansiedade em se ver na TV pela primeira vez se juntou à felicidade de conhecer e contracenar com grandes atrizes da teledramaturgia brasileira, como Taís Araújo (que dá vida a Raquel, mãe de Maria de Fátima na trama). “No dia estava muito nervosa, mas no final deu tudo certo. Estrear na TV assim tão nova, e já trabalhar com atrizes que são inspiração para ela, não podia deixá-la mais feliz”, conta a mãe Franciene Henriques.

A participação deve ser breve, apenas no primeiro capítulo, mas a garota pode ser chamada pela produção no decorrer da trama caso a autora Manuela Dias julgar necessária cenas de flashback de Maria de Fátima. Independente se será acionada novamente ou não, para a família a escalação já significa muito. “Sabemos que haverá pessoas que vão achar pouco e falar ‘apenas uma participação na novela’, mas para nós é uma vitória muito grande, pois sabemos o quanto foi, e é difícil chegar até aqui. Esperamos que seja apenas o começo”, complementa a profissional na área de vendas.

Caminho

Para chegar ao Rio de Janeiro, onde nasceu - Laura veio para Sorocaba aos três anos por causa do trabalho do pai, a família gostou da cidade e por aqui ficaram —, a pequena foi fazendo vários testes, até que deu certo e conseguiu a credencial para o complexo MG1 da Globo. Conforme a mãe da atriz mirim, o sonho de seguir carreira artística sempre esteve presente, mas foi no ano passado que o investimento começou de verdade, com a entrada em uma agência e as aulas particulares de atuação.

Além da televisão, 2025 também marca a estreia dela na publicidade, com o lançamento da campanha para uma indústria têxtil, divulgada em março. “Com a estreia tanto da atriz como de modelo da Laura, este ano traz a expectativa e a esperança de que é só o início de uma longa jornada que está começando, a ser escrita da melhor forma possível”, reflete Franciene.

Além da mãe, Laura conta com o apoio de seu pai Rômulo, policial militar de Aramar, e a irmã Lívia.

Dia a dia

Ter o rosto estampado em propagandas e na televisão pode trazer certa fama para a garota de oito anos, mas no dia a dia a vida dela é como a de qualquer criança. Vai à escola, brinca com os amigos da Vila Nova Sorocaba, onde mora, e pratica esportes. “Ela fazia aulas de ginástica rítmica e agora está ingressando na ginástica artística, é uma ótima aluna, tem boas notas”, finaliza a mãe.

 

Novela discutiu a inversão de valores

No ano em que a Rede Globo completa seis décadas, a novela escolhida para cobrir o horário nobre foi o remake de “Vale Tudo”, originalmente exibida em 1988. A obra escrita pelos autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi sucesso na época.
Segundo especialistas, ela é tida como icônica por abordar temas como corrupção, falta de ética e inversão de valores, que eram relevantes na época — o Brasil estava em um contexto de redemocratização após 21 anos de regime militar. A trama também destacou a vilã Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall, que personificou o preconceito e a insensibilidade de uma parcela da elite brasileira.
Para o remake de 2025, a promessa da autora Manuela Dias é atualizar abordagens de temas, além de um novo mistério sobre “Quem matou Odete Roitman?”. A vilã dessa vez será vivida pela atriz Débora Bloch. Outros atores confirmados são: Paolla Oliveira (Heleninha Roitman), Humberto Carrão (Afonso Almeida), Carolina Dieckmann (Leila), Cauã Reymond (César Ribeiro), Alexandre Nero (Marco Aurélio), Malu Galli (Celina Junqueira), Renato Góes (Ivan Meirelles) e Alice Wegmann (Solange Duprat). (T.M.)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos