Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oportunidade

Cinema brasileiro é exibido em Paris

05 de Abril de 2025 às 00:03
São 12 filmes nacionais sendo mostrados na Franca
São 12 filmes nacionais sendo mostrados na Franca (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Mostra de Cinema de Tiradentes - a maior do País em se tratando de apenas produções brasileiras, organizou exibições de 12 filmes brasileiros para o público do festival “Regards Satellites”, em Paris, na França. Os filmes estarão em quatro espaços da cidade, com sessões até a próxima segunda-feira (7).

A programação conta, entre outros, com o longa É Rocha e Rio, Negro Leo, de Paula Gaitán (SP), que se propôs a trazer enquadramentos sensoriais sobre as criações do compositor, cantor e violinista Negro Leo e o Rio de Janeiro; os curtas A Maldição Tropical, de Luísa Marques e Darks Miranda (RJ); Quando Aqui, de André Novais Oliveira (MG); Vando Vulgo Vedita, de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires (CE); e os longas O Quadrado de Joana, de Tiago Mata Machado (MG), Pacific, de Marcelo Pedroso (PE), A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa (MG), Baronesa, de Juliana Antunes (MG), Kickflip, de Lucca Filippin (SP) e Batguano, de Tavinho Teixeira (PB).

A organização da mostra aproveitará a ocasião para o público adentrar o universo do cinema brasileiro com Saint-Denis por Lincoln Péricles, uma cinexperiência cinematográfica em curso, atividade que faz parte de projeto do cineasta Lincoln Péricles, morador do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, e que, atualmente, participa de uma residência artística em Saint-Denis.

Para fechar a mostra, em 9 de abril, a Salle Langevin recepcionará os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis para o debate No coração da Mostra de Tiradentes: Que convergências existem entre a prática crítica e a programação deste festival de cinema?

Responsável por coordenar a mostra de Paris, Raquel Hallak afirma que a leva que vai ao outro continente é resultante de um forte desejo da França por conhecer mais a fundo o cinema brasileiro. “Eles têm muito interesse pelo cinema que a gente exibe, em que a gente acredita, mostrando exatamente o que tem de mais novo, em termos de narrativa, de estética, de inovação no cinema brasileiro, quem está surgindo na cena”, diz.

A programação completa pode ser conferida no site oficial da Mostra de Tiradentes. https://mostratiradentes.com.br/ (Da Redação, com informações da Agência Brasil)