Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Amizade

Clube reúne mulheres e celebra a literatura

"Entre Elas, Livros e Vinhos" incentiva a leitura e promove debates sobre temas atuais

26 de Abril de 2025 às 20:00
Grupo combina o gosto pela leitura e por novas amizades...
Grupo combina o gosto pela leitura e por novas amizades... (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Há quem diga que o hábito da leitura é bom, mas, se feito em comunidade, a experiência pode ser transformadora. Foi desta premissa que, há cerca de dois anos, o clube de leitura “Entre Elas, Livros e Vinhos” foi criado por três mulheres: a terapeuta Camille Fogaça, a treinadora comportamental Daniela Franco e a sommelière Elaine Martins. Desde então, todos os meses, aproximadamente 25 leitoras se encontram para debater determinada obra literária enquanto degustam vinhos.

O desejo de criar o grupo surgiu, a princípio, no coração de Camille. Sendo recém-chegada a Sorocaba, ela não conhecia muitas pessoas com quem podia compartilhar suas leituras. “Quando nós lemos algum livro, queremos compartilhar nossa visão e perspectiva com os outros, bem como ouvir as reflexões deles. E essa troca é muito interessante, porque transcende a imaginação, o processo criativo e amplia nossos horizontes”, aponta a terapeuta.

Desta forma, quando conheceu Daniela em um encontro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), dividiu a sua ideia. Logo depois, entrou Elaine com seu conhecimento em vinhos. Desta forma, ao longo de oito meses, elas organizaram a estrutura e montaram a primeira reunião do “Entre Elas, Livros e Vinhos”.

Locais diferentes

Para que todas pudessem participar e apresentar suas reflexões, as idealizadoras definiram o limite de 30 mulheres por reunião. Outra prática do grupo é que cada encontro aconteça em um lugar diferente, oferecido pelas leitoras. Essa é uma maneira das integrantes mostrarem seus espaços de trabalho e desenvolverem um networking com as demais.

“Além de incentivar o hábito da leitura, o encontro tem o objetivo de promover debates sobre temas contemporâneos, reflexões, provocações e o fortalecimento emocional. Tudo isso cria uma conexão muito forte entre as participantes do grupo”, destaca Daniela.

Neste cenário, o clube reúne mulheres de todas as faixas etárias, cada uma com sua visão e perspectiva. Após mais de um ano de encontros acontecendo mensalmente, as idealizadoras reconhecem que os benefícios se estendem para muito além da leitura. Um exemplo são os laços de amizade, a possibilidade de conhecer pessoas com gostos em comum.

Entre Elas

As aposentadas Elizabeth Aparecida Bocardi, de 64 anos, e Maria Helena Rosgoski Souza, de 81 anos, se conheceram por meio do “Entre Elas, Livros e Vinhos”. Ambas participam do clube desde os primeiros encontros.

“Embora eu já tenha o hábito de leitura, esses momentos juntas são muito bons. Eu saio do meu mundinho e conheço mulheres diferentes, com profissões e opiniões diferentes. Inclusive, estou aprendendo sobre algumas profissões que eu não conhecia”, conta Maria Helena.

Já para Elizabeth, que também se considera uma leitora assídua, o grupo de leitura abriu sua mente para novas perspectivas. “Nós saímos daquela literatura clássica. Por exemplo, no ano passado, foram livros escritos por mulheres. Portanto, conhecemos e nos interessamos por novos autores, novos temas”, aponta.

Além disso, a aposentada ressalta a importância da troca de conhecimento que acontece quando se reúnem. Sentadas em roda, cada mulher apresenta sua visão e sua perspectiva do enredo e dos debates propostos pela literatura. “É enriquecedor, tanto para nosso intelecto quanto para nosso desenvolvimento humano”, descreve Elizabeth.

Maria Helena, que possui o hábito da leitura desde muito nova, compartilha o mesmo sentimento. “Eu falo para a minha filha que vivi muitas etapas da vida por meio dos livros. Chorei, me emocionei com as tramas, já me apaixonei com os romances de princesas e cavalos brancos, amei, sorri. Assim, eu continuo aprendendo muito com a leitura”, conclui.

Vinhos e livros, o match perfeito

Um diferencial do “Entre Elas, Livros e Vinhos”, que também atrai novas participantes, é a degustação de vinhos. Em todos os encontros, a sommelière Elaine Martins escolhe dois rótulos que harmonizam com o livro escolhido para aquele mês.

Na última reunião, realizada no dia 15 de abril, as mulheres compartilharam suas perspectivas da obra “Flores para Algernon”, uma literatura estadunidense de 1966. Para a ocasião, Elaine escolheu um espumante branco brut da Casa Geraldo e o vinho tinto Old Soul.

“Normalmente, as pessoas estão acostumadas com vinhos comerciais. Então, eu busco levar uma exclusividade para nossos encontros. Neste mês, por exemplo, foi um espumante de uma vinícola brasileira e um vinho americano, para combinar com o livro”, explica a sommelière.

Durante o encontro, além de apresentar os rótulos e seus processos de fabricação, Elaine também ensina as leitoras a degustarem o vinho da maneira correta. Para deixar o momento ainda mais especial, há um cardápio para harmonizar com a bebida. Na noite do dia 15, foram servidos canapés de queijo brie, risoto de limão siciliano e costelinha ao molho de barbecue.

“Há as mulheres que vêm por conta da leitura, já outras, por conta dos vinhos. Isso é muito legal, porque as que não possuem o hábito de ler, criam. As leitoras que gostam de vinhos também saem dos encontros conhecendo mais sobre esse mundo”, finaliza Elaine.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos