Rapper Thaíde é atração gratuita do ‘África em nós’
O cantor e compositor Thaíde participará como convidado de Arnaldo Tifu, MC, poeta, improvisador e arte-educador. Crédito da foto: Divulgação
Nome pioneiro na cena do hip hop nacional, o rapper Thaíde será um dos destaques da programação do evento “África em nós”, que acontece hoje, a partir das 15h, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”. O evento tem entrada gratuita.
O “África em nós” tem como objetivo relembrar as origens da humanidade e celebrar as manifestações culturais negras e as apresentações musicais ficam por conta do projeto Batidas & Rimas que convida o cantor Viegas; do cantor de MPB Fael e do ART Music, projeto de Dácio Moura e Gabriel, que leva ao evento improvisação vocal e instrumental e de rapper Arnaldo Tifu, que convida Thaíde. No mesmo dia o público também pode conferir discotecagem e exposição de artes.
A atividade faz parte da programação do Forfé Cultural evento promovido neste final de semana pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), como forma de levar ao público sorocabano, por cerca de 50 horas, os mais variados estilos musicais.
Além de cantor e compositor, Thaíde também é ator e foi apresentador do programa “A liga”, da Band. Como rapper, seu primeiro álbum lançado em 1988, quando fazia parte da lendária dupla “Thaíde & DJ Hum”, reconhecida como uma das pioneiras do hip hop nacional. O artista participará do “África em nós” como convidado do MC, poeta, improvisador e arte-educador Arnaldo Tifu, que tem quatro discos lançados de maneira independente.
O Batidas & Rimas é um projeto musical idealizado pelos integrantes do grupo de Rap D’Quebrada e visa valorizar a música afro brasileira em seus diversos gêneros, como o samba, jazz, rock, R&B, blues e rap. Já o cantor Viegas, ex-participante de um reality show televisivo, canta desde segmentos derivados do reggae ao hip hop, sem deixar de lado o rock e a MPB.
Fael ficará responsável por trazer o melhor da MPB, pop rock e do reggae, além de composições própria; O projeto de Dácio Moura e Gabriel, o Art Music, flutua do jazz a bossa nova, em uma improvisação vocal e instrumental de voz, violão e teclado. Já a exposição de artes “Raízes africanas”, do artista Eufrate Almeida, reúne quadros de fotografias africanas que ele mesmo produziu. O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras.
Mais atrações
dentro da programação do Forfé Cultural acontece ainda hoje, das 9h às 13h, o 1º Aniversário da Orquestra de Violas Zé Franco, no Parque dos Espanhóis. às 14h será a vez do Festival de Samba, no mesmo local. Já às 18h as atividades do fim de semana se encerram com a 2ª edição do Samba no CEU, no Sesi Sorocaba. A entrada será a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível. (Da Redação)