Entrevista
Ecoturismo em Ibiúna está entre as atrações de destaque ao turista
Em live realizada no jornal, o prefeito da cidade, Paulinho Sasaki, falou de seus principais investimentos
O prefeito de Ibiúna, Paulo Kenji Sasaki (PTB), o Paulinho Sasaki, de 51 anos, esteve ontem (21) na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. Ele participou de uma entrevista, conduzida pelo jornalista Fernando Guimarães, transmitida ao vivo nos canais oficiais da instituição.
Com população estimada em 80.062 pessoas, de acordo com o Censo de 2021 do IBGE, a estância turística de Ibiúna é um dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Antes de se tornar prefeito, Paulinho se elegeu como vereador na cidade, pela primeira vez, no ano de 2000. Ele foi reeleito por mais três mandatos consecutivos e, em 2016, se tornou presidente da Câmara Municipal. Nas eleições de 2020, se candidatou para prefeito e ganhou com 14.014 votos.
Durante a live, o chefe do Executivo destacou seus principais investimentos em Ibiúna. Um dos feitos citados por Paulinho é a reforma do hospital municipal, que agora permite a realização de mais atendimentos. “O hospital vivia em situação alarmante, tinha infiltrações e chovia dentro da unidade. A troca do telhado é o que possibilitou todos os investimentos em infraestrutura, aquisição e reforma de equipamentos, compra de camas motorizadas, entre uma série de ações realizadas”, salientou.
De acordo com o prefeito, a administração municipal tem investido fortemente na recuperação de estradas. “Trabalhamos na recuperação da estrada vicinal Ibiúna/Mairinque, que liga os dois municípios, e também a rodovia Quintino de Lima, que liga Ibiúna à São Roque. Ainda tem a recuperação de sete quilômetros de estradas no bairro do Recreio; dez quilômetros na estrada do Campo Verde; dois quilômetros no Paiol Grande e bairros que foram asfaltados quase inteiros, como o Residencial Europa, entre outros. O bairro Carmo Messias também recebeu mais de um quilômetros de asfalto”, disse.
Paulinho ainda afirmou que Ibiúna atrai turistas e investimentos para o setor, desde pousadas até resorts de luxo. Para ele, o turismo tem demonstrado grande potencial e desperta interesse do governo paulista. “Em breve, Ibiúna se tornará o terceiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo, e um dos primeiros distritos de ecoturismo do Brasil, o que facilitará os investimentos no setor, assim como a capacitação da toda cadeia que faz parte do turismo dessa região que abrange a Mata Atlântica”, ressaltou. (Wilma Antunes)