GUERRA NA UCRÂNIA
Novo nº 1 do tênis vive indefinição
Os tenistas russos e bielorrussos poderão continuar a participar dos torneios organizados pela ATP e pela WTA, incluindo os Grand Slams, mas estão excluídos da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, conforme anunciaram ontem (1º) as autoridades do tênis mundial. Daniil Medvedev, o novo número 1 do mundo, Andrey Rublev (6º), Anastasia Pavlyuchenkova (14º) e a bielorrussa Aryna Sabalenka (3º) poderão continuar a se inscrever nos torneios, começando com Indian Wells na Califórnia, que começa no dia 10 de março, e depois em Roland Garros e Wimbledon.
“No entanto, até novo aviso, eles não participarão (nessas competições) sob a bandeira da Rússia e da Bielorrússia”, continua o comunicado conjunto dos organizadores. Pelo contrário, a Rússia não poderá defender seu título na Copa Davis e na Billie Jean King Cup, duas competições nas quais se sagrou campeã em 2021. A ATP e a WTA cancelaram o torneio de Moscou, marcado para outubro.
Membro do conselho da Federação Ucraniana de Tênis, o dirigente Seva Kewlysch defendeu que o novo número 1 do mundo seja impedido de disputar os Grand Slams deste ano. “Grand Slams são organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e, perdendo a possibilidade de jogar Grand Slams, ele nunca poderá ser o número 1. Ele não deveria jogar os abertos de França, Estados Unidos e Wimbledon”, afirmou Kewlysch em entrevista à agência de notícias Reuters. (Da Redação, com AFP e Estadão Conteúdo)