Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga dos Campeões

Vini Junior garante 14º título do Madrid

29 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Brasileiro foi decisivo na conquista da
Brasileiro foi decisivo na conquista da "orelhuda". (Crédito: FRANCK FIFE / AFP)

 

Vinicius Junior começou a temporada como um atacante em busca da afirmação e amadurecimento e terminou como herói da conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid. O jogador de 21 anos, nascido em São Gonçalo (RJ), foi o autor do gol da vitória sobre o Liverpool por 1 a 0 ontem, no Stade de France, em Paris.

É a 14ª conquista do time merengue no maior torneio de clubes da Europa. É a quinta final em oito anos, com cinco conquistas. É, disparado, o maior vencedor do continente. O Real é o rei da Europa com a assinatura de um atacante brasileiro.

O outro nome da decisão foi o goleiro Thibaut Courtois, aquele mesmo que parou o Brasil no jogo contra a Bélgica na Copa da Rússia em 2018. Com pelo menos quatro grandes defesas, o belga parou o ataque formado por Salah e Mané.

O jogador formado no Flamengo foi o nome de uma conquista marcada por viradas históricas -- o time merengue estava morto diante do PSG, Chelsea e Manchester City até os minutos finais. Na final, o roteiro foi parecido. O time inglês foi melhor no primeiro tempo, mas o Real aproveitou sua chance no segundo.

A final do maior torneio de clubes do mundo começou com cenas incomuns para os padrões europeus: torcedores pulando as grades e entrando no estádio após demora e tumulto na fiscalização dos torcedores ingleses. Por causa disso, o início do jogo atrasou 37 minutos.

Com a bola rolando, o Liverpool tentou esganar o rival com uma marcação lá em cima. Quando roubava a bola, usava toques curtos e intensa movimentação para partir em direção ao gol. Com isso, se impôs no primeiro tempo e criou chances de abrir o placar -- mas parou em Courtois.

No começo do segundo tempo, o Real mostrou novamente como é um time letal. Em progressão, Casemiro, Kross e Valverde construíram uma jogada veloz e deixaram Vinicius Junior para finalizar sozinho. O brasileiro estava no lugar certo e abriu o placar aos 13 minutos. O Liverpool reagiu e criou uma sequência de chances para marcar, mas novamente parou em Courtois. (Estadão Conteúdo)