Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa do Mundo

Só três passos para o hexa

Brasil encara hoje (9) a Croácia na abertura das quartas de final da da Copa do Mundo

09 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Neymar (dir.) comanda o ataque e pode alcançar Pelé como maior artilheiro da seleção
Neymar (dir.) comanda o ataque e pode alcançar Pelé como maior artilheiro da seleção (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP (8/12/2022))

De um lado, uma seleção favorita ao hexacampeonato. Do outro, a atual vice-campeã do mundo. É esse enredo entre Brasil e Croácia que abre hoje (9), às 12h, no estádio Cidade da Educação, as quartas de final da Copa do Mundo disputada no Catar. Confiante após garantir a classificação ainda no primeiro tempo da partida contra a Coreia do Sul, os brasileiros têm a chance de espantar um fantasma que os acompanha desde a conquista do pentacampeonato, em 2002: nunca mais venceu uma equipe europeia na fase de mata-mata. A sequência tem França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014) e Bélgica (2018).

O técnico Tite está prestes a recuperar sua defesa titular após uma série de lesões que em certos momentos a deixou com apenas um lateral de ofício, o veterano Daniel Alves. O lateral-esquerdo Alex Sandro voltou a treinar na quarta-feira (7), mas sua participação como titular ainda é incerta após uma lesão no quadril o tirar do jogo contra a Suíça, ainda na fase de grupos.

Dessa forma, Danilo poderia retornar ao lado direito e Éder Militão, que estava encarregado dessa função, voltaria ao banco de reservas.

Caso o jogador da Juventus não esteja 100%, a Militão deve ser repetido no lado direito, Marquinhos e Thiago Silva na zaga e Danilo na lateral esquerda -- assim como contra os sul-coreanos.

Recuperado de uma lesão no tornozelo direito que o fez perder dois jogos da fase de grupos, Neymar irá liderar o ataque brasileiro contra os croatas, além de buscar superar tabus: o de vencer uma seleção europeia em quartas de final (fato que não acontece desde 2002) e o de se igualar a Pelé como artilheiro da seleção (77 gols). Na missão, o camisa 10 conta com a ajuda de um dos principais nomes da Seleção: Vinícius Júnior, que marcou um gol e deu duas assistências no Mundial no Catar. O atacante do Real Madrid conhece bem Modric, seu companheiro no clube merengue, e alerta que os europeus são muito mais do que o seu capitão. “A Croácia tem a base da última Copa, quando chegaram à final contra a França, então temos que estar preparados não só para Modric, mas para todo o elenco. Eles jogam em grandes clubes e vão dar o melhor para tentar nos vencer”, afirmou Vini.

A Croácia eliminou o surpreendente Japão nos pênaltis, nas oitavas de final, e busca evidenciar seu jogo estratégico e técnico, mas que também impõe a forte condição física. Aos 37 anos, Modric irá comandar o meio de campo ao lado de Kovacic e Brozovic com a esperança de parar os brasileiros. “Todo mundo conhece o valor do Luka... é o nosso líder, nosso melhor jogador, estamos orgulhosos de tê-lo em campo”, completou Kovacic.

O vencedor do embate vai encarar na semifinal o ganhador entre Argentina e Holanda, segundo jogo de hoje. (Da Redação, com AFP)

JOGOS DE HOJE
12h00 - Brasil x Croácia
16h00 - Argentina x Holanda

BRASIL X CROÁCIA

Brasil - Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Júnior. Técnico: Tite

Croácia - Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Modric e Kovacic; Vlasic, Kramaric e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic

Árbitro - Michael Oliver (Inglaterra)

Horário - 12h (de Brasília)

Local - Estádio Cidade da Educação