Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após 26 anos

Renascido, vôlei feminino de Sorocaba retorna à elite

Depois de 26 anos, Sorocaba volta a ter um time feminino no Campeonato Paulista da Divisão Especial

05 de Agosto de 2023 às 23:01
Eric Mantuan [email protected]
O time de Clóvis Granado usa a base sub-21, reforçada por sete jogadoras adultas
O time de Clóvis Granado usa a base sub-21, reforçada por sete jogadoras adultas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (31/7/2023))

Após 26 anos de ausência, Sorocaba está de volta à elite do vôlei feminino paulista. O Renasce Vôlei Sorocaba/Sesi estreia amanhã (7) no Campeonato Paulista Feminino da Divisão Especial, contra o Pinheiros, vice-campeão em 2022, às 20h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. Mais cedo, o atual campeão estadual, Sesi Vôlei Bauru, abre o torneio recebendo outro “caçula” da divisão, o Campinas Vôlei, às 19h30, em Bauru.

A participação do Renasce/Sesi no Paulista da Divisão Especial retomará uma história interrompida no dia 13 de abril de 1997, quando houve o último jogo do antigo Leites Nestlé em Sorocaba. Depois disso, o projeto se mudou para Jundiaí. Pelo Estadual, a última partida de uma equipe local na principal divisão do vôlei feminino paulista havia ocorrido em 20 de outubro de 1996.

Um elo entre os dois momentos do vôlei feminino em Sorocaba é o treinador Clóvis Granado, que em 1996 ainda dava os primeiros passos na carreira e chegou a integrar a comissão técnica do Leites Nestlé. “O próprio Leites Nestlé, que lotava o Ginásio Municipal de Esportes e motivava as crianças a praticar a modalidade nas escolas, inspirou a criação deste projeto. Por isso ele se chama Renasce Vôlei Sorocaba. E nós temos a obrigação de motivar e emocionar as pessoas”, afirma.

“Eu já estou emocionado desde o dia em que fizemos a inscrição no campeonato”, continua, sem esconder a satisfação por fazer parte desse novo momento. “Eu tenho muito orgulho do trabalho que eu tenho, batalhei muito para chegar onde cheguei, fiz uma carreira internacional no Kuwait e no Catar, mas não adianta fazer sucesso fora da sua terra. Eu tenho muito orgulho de ser sorocabano e estar no comando dessa equipe”, reforça o treinador de 59 anos.

O Renasce/Sesi conseguiu a vaga na Divisão Especial com dois anos de existência e, para a estreia, aposta na base da equipe que disputa o Paulista Sub-21, reforçada por sete atletas adultas. Uma delas é a central Natália, de 38 anos, que já passou pela seleção brasileira. “Eu já estava morando em Sorocaba, estou voltando para o mercado e já sabia da importância da cidade para o cenário do vôlei feminino brasileiro. É muito legal reviver essa história e trazer alegria para as pessoas. Eu também sinto um frio na barriga, mas já passei por isso, e é o que procuro ensinar para as mais novas, para que ganhem confiança e fiquem mais soltas”, conta.

Outro destaque é a oposta cubana Yoana Palacios, de 32 anos, a última a chegar, e que deve estrear na terceira rodada. As veteranas terão a missão de passar experiência para as mais jovens, como a levantadora Letícia, de 19 anos, que veio de Minas Gerais. “Vai ser uma honra e tenho certeza que vou aprender muito. Estou preparada para estrear. Nós treinamos muito, na quadra e na academia”, relata.

Fórmula de disputa

Além dos estreantes Renasce Vôlei Sorocaba/Sesi e Campinas Vôlei, o Paulista Feminino da Divisão Especial é disputado por Sesi Vôlei Bauru, Pinheiros, Osasco, São Caetano e Barueri. A primeira fase tem grupo e turno únicos, classificando os quatro primeiros para as semifinais. A partir da segunda fase, os playoffs serão em dois jogos, com a disputa do golden set se for necessário.

“Nós temos como meta ficar entre as quatro primeiras equipes. Temos que eliminar três. A nossa obrigação é fazer uma boa participação e motivar as pessoas a lotar o nosso ginásio, a verem jogos emocionantes, com atletas da seleção brasileira, porque a tabela foi muito feliz conosco em marcar para Sorocaba os confrontos contra o Sesi Bauru (sábado, dia 12), o Barueri (1º/9) e o Osasco (15/9)”, conclui Clóvis Granado. Os jogos em casa serão disputados no ginásio do Sesi Mangal, com entrada gratuita. (Eric Mantuan)

ELENCO

Levantadoras - Valéria, Letícia e Laura

Centrais - Natália, Vitória, Ana Carolina, Vanessa e Gabriela

Pontas - Clara, Alexia, Pully, Kauany e Manuella

Opostas - Yoana Palacios, Anna Patão e Débora

Líberos - Laura Fabian e Izabella

COMISSÃO TÉCNICA

Técnico - Clóvis Antônio Granado

Supervisor - Douglas Santa Anna

Assistente técnica - Juliana Araújo Matos

Auxiliar técnico - Lutter Eduardo da Silva

Preparador físico - Felipe Gustavo do Nascimento

Médico - Carlos Gustavo Moreira Cruz

Nutrólogo - Fabio Pizzini

Psicólogo - Paulo César de Campos

Fisioterapeuta - Fernanda Almeida