Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundial na Itália

Sorocabanas no World Skate Games

Ana Júlia e Rosa Vaz, de 14 e 12 anos, participam de competição na Itália

03 de Setembro de 2024 às 22:26
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]

As adolescentes de Sorocaba Ana Júlia (ao lado) e Rosa Vaz (abaixo) dividem o entusiasmo pela patinação
As adolescentes de Sorocaba Ana Júlia (ao lado) e Rosa Vaz (abaixo) dividem o entusiasmo pela patinação (Crédito: Arthur Brançam)

As sorocabanas Ana Júlia da Silva (Julika), de 14 anos, e Rosa Vaz Rodrigues, de 12, embarcam nesta semana com destino a Roma para representar Sorocaba no prestigiado campeonato World Skate Games. O evento, considerado a “copa do mundo” dos esportes radicais, será realizado na Itália entre os dias 6 e 22 de setembro, e reunirá os melhores atletas do mundo. As duas são patinadoras.

Ana Júlia, a Julika, foi campeã na última edição do World Skate Games realizado na Argentina, em 2022. A jovem conheceu a modalidade esportiva aos 5 anos por meio do Projeto Social Abelhas Inline, e se esforça com treinamentos para melhorar suas habilidades. Ela foi escolhida para representar o Brasil como porta-bandeira na cerimônia de abertura dos jogos, na próxima sexta-feira (6), na Piazza di Spagna, no coração de Roma.

A princesa dos patins, como é conhecida, está ansiosa para a competição. Ela busca o bicampeonato disputando em três modalidades diferentes: park, street e no estilo vertical.

Julika conta com a orientação de seu treinador Roger Campos desde os primeiros passos, além do apoio da família. Em 2024, ela foi campeã brasileira nas modalidades park e street; campeã amadora no Winter Clash Eindhoven, na Holanda; campeã no “Fise Montpellier”, na França; e campeã na NL Contest em Estrasburgo, também na França.

Rosa Vaz

A sorocabana Rosalia Vaz Rodrigues, de 12 anos, também foi uma das convocadas para representar o País no World Skate Games. A jovem conquistou em 2023 o título de campeã paulista na modalidade Vert e agora se prepara para enfrentar o desafio em âmbito internacional.

Rosa Vaz começou a patinar aos 9 anos. Com 4 meses de treino, conseguiu o primeiro pódio no Campeonato Brasileiro, em Florianópolis, ficando em 3º lugar, o que despertou a vontade de prosseguir e um mês depois conseguiu o tão sonhado primeiro lugar. Neste ano já está ranqueada em primeiro lugar na etapa paulista.

Suzana Aparecida Vaz Rodrigues é grande incentivadora da filha. Ela conta que Rosa está ansiosa e que já considera uma vitória participar da “copa do mundo” dos esportes radicais.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos