Mountain Bike
Ultramaratonistas de respeito
Márcio Góes e Miguel Sanches deixam para trás competidores de 28 países para vencer na Bahia
Os sorocabanos Márcio Góes e Miguel Sanches conquistaram, recentemente, o primeiro lugar na Ultramaratona Internacional de Mountain Bike da Brasil Ride Bahia 2024.
Após sete dias de intensas disputas pelo interior baiano, os representantes da cidade foram os vencedores na categoria iron rider. A competição, conhecida por ser a maior das Américas, testou a resistência física e a estratégia dos atletas de mais de 28 países.
Ao longo da competição, os atletas enfrentaram inúmeros desafios, como o percurso de 600 quilômetros e os mais de dez mil metros de altimetria (medida da variação vertical entre o início e o fim de um percurso de bicicleta) acumulada.
Miguel lembra que o clima não ajudou, pois a ultramaratona foi disputada em uma semana muito chuvosa e isso deixou o percurso prejudicado. No entanto, “o conhecimento e a experiência nos ajudaram a usar caminhos alternativos para superar essas dificuldades”, completa Márcio.
Ainda conforme ele, o planejamento estratégico e a sintonia da parceria com Miguel foram essenciais para a conquista do primeiro lugar. “Participar do Brasil Ride exige resistência e inteligência”, afirma.
Márcio acrescenta que treina com Miguel desde 2018 e o considera um irmão. “Essa sintonia foi um dos pilares para que a gente chegasse ao primeiro lugar do pódio”, ressalta.
Com o triunfo no Brasil Ride Bahia 2024, a dupla sorocabana se consolida entre os principais nomes do mountain bike no mundo e, agora, pretendem focar em novos desafios. Os dois, inclusive, já pensam na Brasil Ride Botucatu que será em 2025.
No entanto, ainda neste ano, Miguel participa de uma classificatória para o Campeonato Mundial que será em Nice, França. A competição, marcada para o dia 24 (domingo), será no México. (Murilo Aguiar - Programa de estágio)