Taça Cidade de Sorocaba
Quem vai ficar com o título?
Maria Eugênia e Jardim dos Estados entram em campo para decidir a 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano
Associação Esportiva Maria Eugênia e Jardim dos Estados Futebol Clube disputam, hoje (24), o título da Taça Cidade de Sorocaba, o Campeonato de Futebol Varzeano da 1ª Divisão. O jogo, que será no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, começa às 9h e terá transmissão, ao vivo, pelo canal do jornal Cruzeiro do Sul no YouTube — @CruzeirodoSulCanal.
É a primeira vez que as equipes se enfrentam em uma final. Enquanto o Maria Eugênia busca o primeiro título, o Jardim dos Estados tenta o bicampeonato.
Maria Eugênia
Atual presidente do Maria Eugênia, Hudson Lima conta que o clube foi fundado em 1989 pela família de Luiz Carlos Pires Cardoso, que morreu este ano. “Tivemos um início muito bom, conseguimos títulos importantes, como o da Taça Baltazar Fernandes [a 2ª Divisão], mas ainda queríamos mais.”
O grande objetivo sempre foi a Taça Cidade, o principal torneio de futebol do município. “Em 2002, conseguimos chegar à final e ficamos com o vice-campeonato”, lembra Hudson.
No entanto, as dificuldades nos anos seguintes trouxeram tristeza para a história do clube e, principalmente, para os torcedores. “Tivemos algumas turbulências, fomos rebaixados e até ficamos de fora das edições seguintes”, lamenta.
A reconstrução teve início em 2020, explica o presidente. “Começamos um projeto visando voltar à elite e não sair mais. Logo conquistamos o acesso em 2022, em 2023 fomos eliminados na primeira fase e em 2024 chegamos à final com muito trabalho, mas que valeu a pena” destaca.
Para Hudson, fazer um bom campeonato e chegar à final é a recompensa pelo tempo e pelo esforço de todos que se dedicam ao clube. “A Taça Cidade requer um investimento alto. Por isso, fizemos muitos eventos como venda de espetinhos, cerveja, jantares românticos, rifas, além de contarmos com patrocinadores e doadores pontuais que nos ajudam a cada jogo”, detalha. “A comunidade abraçou o projeto e, principalmente, o nosso time.”
O diretor de esporte do clube, Luiz Motta, o Sassá, acrescenta que, ao longo da Taça Cidade, a equipe foi buscando espaço a cada jogo e a conquista da vaga na final é a prova de que eles estavam no caminho certo.
Sassá admite que o objetivo sempre foi estar na decisão. “Vamos respeitar o adversário [o Jardim dos Estados], que também fez um grande campeonato, mas entraremos para vencer.”
Projeto social
Outro motivo de orgulho para a diretoria do Maria Eugênia é o projeto social voltado às crianças do bairro. “Em 2021, projetamos a criação de um trabalho social, algo que era da vontade de todos, para dar uma atenção maior para a comunidade”, ressalta Hudson.
Em 2023, o primeiro passo foi dado com a criação de uma escolinha de futebol 100% gratuita. Já, neste ano, o projeto foi ampliado com a criação do segundo polo, desta vez no Parque Vitória Régia. “Ajudar as crianças e seus pais a se desenvolverem além do esporte é algo gratificante”, comenta, com orgulho, o presidente do clube.
Jardim dos Estados
O Jardim dos Estados é um pouco mais velho que o Maria Eugênia — foi fundado em 1974. Um dos diretores mais antigos da equipe, Claudinei Moreira, o Nei, conta que, no início dos anos 1970, o bairro estava em crescimento, com muitas pessoas se mudando e, com isso, alguns atletas que jogavam pela cidade foram morar no bairro.
Carinhosamente chamados de “os abnegados da bola”, Nei explica que o desejo dessas pessoas era fundar um clube de futebol, algo que foi acontecer em 1974, pelas mãos de Milton Cardoso, que hoje dá nome ao estádio do clube.
Ele cita também o esforço de Salvador de Castro, que chegou em 1987 e reformou por completo a sede do clube e o estádio. Para Nei, todo o sacrifício que essas grandes pessoas enfrentaram para que o time se mantivesse na elite do futebol varzeano agora foi recompensado com mais uma final.
Também ressalta que o esforço de Milton, Salvador e muitas outros foi necessário para que o Jardim dos Estados chegasse ao título de 1997, a primeira e única conquista da Taça Cidade até aqui.
Um dos responsáveis pela parte financeira da equipe, Nei cita com bom humor alguns sacrifícios feitos para que o Jardim pudesse disputar o campeonato deste ano. “Foi preciso penhorar um carro, juntar as moedinhas que conseguíamos durante o ano, além, é claro, de contar com a ajuda de patrocinadores e apoiadores pontuais.”
Ele acrescenta que, durante a temporada, precisaram decidir se investiam para terminar o campeonato ou o jeito era se endividar mais para tentar chegar à final “A resposta foi dada em campo”, diz.
Sinal de esperança
A decisão diante do Maria Eugênia trouxe esperança para o Jardim dos Estados. “Estávamos com muito receio do futuro”, conta Nei. “As dificuldades de arrecadação e o início de temporada fora do esperado deixaram um sentimento de incerteza na gente”, complementa. “Mas em nenhum momento deixamos de acreditar que era possível uma virada na situação.”
Técnico do Jardim, Celso Moreira, o Rubinho, irmão de Nei, também recorda do início complicado do time na fase de grupos da Taça Cidade. “Conseguimos nos classificar na última rodada, pois durante toda a primeira fase ficamos praticamente fora dos quatro primeiros lugares.”
Rubinho destaca que a contratação de três jogadores — dois atacantes e um goleiro — bancadas pelo atual presidente, o advogado Márcio Rogério Dias, ex-presidente do São Bento, foi o diferencial para o encaixe do time. “Vamos jogar de igual para igual com o Maria Eugênia, sabendo que o título é possível”, conclui. (Murilo Aguiar - programa de estágio)
FINAL DA TAÇA CIDADE
DE SOROCABA
Maria Eugênia x Jardim dos Estados
Quando: neste domingo, 24 de
novembro de 2024
Onde: Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC — avenida Pereira
da Silva, s/nº, Jardim Santa Rosália,
Horário: 9h
Entrada: gratuita