Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corrida de rua

Sorocabanos falam da preparação e expectativas para a São Silvestre

99ª edição da prova começa às 7h25 desta terça-feira (31), na avenida Paulista; percurso é de 15 quilômetros

30 de Dezembro de 2024 às 16:36
Thaís Marcolino [email protected]
Em sua 98ª edição, a Corrida Internacional de São Silvestre reuniu 35 mil corredores na Avenida Paulista, em São Paulo
Em sua 98ª edição, Corrida Internacional reuniu 35 mil corredores em São Paulo (Crédito: Paulo Pinto / Agência Brasil)

A São Silvestre, tradicional corrida de rua de São Paulo, encerra o calendário esportivo de 2024 nesta terça-feira (31). Com corredores de todo Brasil e de outros países, são esperados mais de 37 mil participantes em sua 99ª edição, incluindo esportistas da nossa região. No grupo sorocabano, há quem inove na vestimenta inspirada em super-heróis, como quem segura a ansiedade para pisar pela primeira vez na avenida Paulista. A prova inicia às 7h25.

Esse é o caso do técnico de laboratório, Uriel Mariano de Oliveira Junior. No mundo das corridas há três anos, essa é a primeira vez que encara a prova que sempre foi um sonho em sua vida. “Desde criança assistia pela televisão e sempre gostei da São Silvestre. Esse ano surgiu a oportunidade, o valor da inscrição coube no orçamento, então lido como uma forma de coroar o ano”, diz. O corredor de 45 anos tem um saldo de 26 provas e 20 pódios, conquistados em 2024.

O percurso da São Silvestre é de 15 quilômetros. Por isso, Uriel precisou intensificar a preparação. O corredor tem disputado, até então, trajeto de 5 km. Assim, desde que fez a inscrição para a prova paulista, aumentou os treinos para cinco a seis vezes na semana. A determinação é para atingir o tempo certo. “Apesar de ser uma festa, quero fazer em torno de 55 minutos a 1 hora”, conta.

Para concluir o objetivo, a regra na véspera é descanso total. Ainda mais pela oscilação que a prova oferece. No decorrer do percurso, trechos considerados mais fáceis e outros de demandam mais. “Dizem que a subida da [avenida] Brigadeiro é a mais difícil por ser uma altimetria muito grande e por ser os últimos quilômetros de prova, mas treinei e sabemos que não podemos sair muito forte para conseguir chegar bem no final”, reflete. “Essa prova é um sonho para quem corre. Espero ser coroado com um bom tempo. Se conseguir vou ficar feliz, senão, ficarei feliz também”, completa Uriel.

Corrida com fantasia

Os corredores geralmente vestem roupas leves para aguentar o trajeto. Entretanto, Douglas Antunes Duarte, 45, manterá a tradição dos últimos quatro anos de unir o esporte com fantasia. Na edição 2024 irá de Shazam, também conhecido como Capitão Marvel, é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos pertencente ao Universo DC.

A escolha se deve ao perfil do personagem: “Ele é meio atrapalhado e eu também”, brinca. Questionado se a roupa atrapalha, o corredor diz que nem percebe no decorrer. “Ela é uma dificuldade maior, mas a energia transmitida é tanta que nem lembro que estou fantasiado”, complementa.

Mas nem sempre foi assim. Neste ano é a 13ª vez que o professor de educação física encara uma das provas mais tradicionais do Estado. “Ela é a melhor forma de fechar o ano das corridas, porque é diferente de todas. Nela encontramos corredores de todos os cantos do Brasil, o frio da barriga é como se fosse a primeira vez”, conta.

Foi justamente a primeira vez que ficou em sua memória de maneira mais marcante. “Em 2011 foi chuva do início ao fim na São Silvestre. Correr com chuva o desafio é maior ainda”, relata.

Para este ano a preparação foi focada no emagrecimento e treinos com foco nos 15 quilômetros. “O objetivo é terminar bem a prova e encontrar meus amigos que correm fantasiados para comemorar mais um ano de vitórias”, finaliza o professor de educação física.

AASP

Tanto Uriel quanto Douglas vão na excursão promovida pela Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) de Sorocaba. A entidade é responsável por organizar diversas corridas ao longo do ano na cidade e na região.

Para a São Silvestre, os participantes saírão às 5h desta terça-feira (31) da avenida São Paulo com destino à capital paulista. O grupo será formado por 65 corredores.

“A Associação é muito importante para incentivar os atletas a praticarem atividades físicas e as corridas de rua. Gosto bastante da estrutura das corridas que eles proporcionam pra gente”, observa o técnico de laboratório Uriel.

Como será a prova

A programação da corrida de São Silvestre começará às 7h25, com a largada da categoria cadeirantes. Em seguida, às 7h40, será a vez da elite feminina. Às 8h05, entram na pista os corredores da elite masculina, Pelotão C, cadeirantes com guia e pelotão geral que, pela primeira vez, contará com a largada em ondas.

Desde 1991, o percurso da São Silvestre tem 15 quilômetros. Com pequenos ajustes ao longo deste tempo, atualmente o trajeto passa por pontos turísticos de São Paulo, com largada na avenida Paulista, número 2084, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na avenida Paulista, 900.

SERVIÇO

99ª Corrida Internacional São Silvestre
Onde: avenida Paulista, em São Paulo
Horário: a partir das 7h25
Transmissão: TVs Gazeta e Globo

 

Galeria

Confira a galeria de fotos