Posição mantida
Clubes mantêm decisão de boicotar a Copinha Votorantim
Integrantes do MCFFB reforçam que não vão participar da competição se o Corinthians não for excluído
Os 12 clubes que pediram a exclusão do Corinthians, acusado de aliciar um jogador de 14 anos do Palmeiras, reafirmaram, nesta quarta-feira (15), que vão boicotar a Copa Votorantim de Futebol Sub-15 se o rival não for punido. A informação é de representantes do Movimento dos Clubes de Formação do Futebol Brasileiro (MCFFB), após a prefeitura divulgar a tabela do torneio com a presença do time alvinegro.
Conforme o MCFFB, o problema não é apenas a inscrição na Copinha e o aliciamento, mas também a não devolutiva do atleta ao Palmeiras. “Os clubes não irão na competição se o Corinthians permanecer nela, a não ser que o jogador seja devolvido e o Corinthians se comprometa a não inscrevê-lo no time [categorias de base]”, explica um dos representantes do MCFFB ouvido pelo Cruzeiro do Sul.
A Prefeitura de Votorantim também foi questionada sobre impasse, inclusive, qual seria o plano B caso as equipes realmente não estejam presentes na Copinha. Por nota, se limitou a dizer que “vai seguir o regulamento, os grupos definidos em sorteio e a tabela de jogos elaborada pela Secretaria de Esportes”.
Entenda o caso
Na semana passada, o Movimento dos Clubes de Formação redigiu uma carta atestando que se o Corinthians não fosse punido com a exclusão, nenhum dos 12 clubes -- 16 foram confirmados até então -- participaria da competição. Na ocasião, o time alvinegro de Parque São Jorge se defendeu alegando que segue as regras de contratação das categorias de base e, por isso, considerou a decisão arbitrária. Assinaram a carta o São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza, Ferroviária, Guarani e Bahia.
Diante da situação, a Secretaria de Esportes de Votorantim passou a analisar se o Corinthians integraria, ou não, a Copinha. A resposta saiu na terça-feira (14) com a confirmação da abertura para esta sexta-feira (17) e a divulgação da tabela de jogos da primeira fase. O Timãozinho foi mantido no Grupo C, ao lado de Goiás, Ferroviária e Guarani.
Se realizada, a competição seguirá até o dia 26, com partidas no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri e no Sesi Votorantim.
OS GRUPOS
Grupo A - São Paulo, América-MG, Novorizontino e Fortaleza
Grupo B - Santos, Juventude, Votoraty e Bahia
Grupo C - Corinthians, Goiás, Ferroviária e Guarani
Grupo D - Palmeiras, Cruzeiro, Seleção de Votorantim e Sport
**Matéria atualizada às 19h40