Covid-19
Uso de máscaras pode ser abolido ao ar livre
Baseada na melhora de alguns dos indicadores da pandemia de Covid-19, como queda nas internações e diminuição das taxas de ocupação de leitos de UTI, a Vigilância Sanitária municipal de São Paulo está recomendando para o governo paulista a liberação do uso obrigatório de máscaras em locais abertos.
O estudo foi enviado para o Comitê Científico estadual e se juntará a outros documentos que serão analisados a fim de decidir sobre o tema. A expectativa é que hoje (9) o governador João Doria anuncie se novas medidas serão adotadas em relação ao uso de máscaras faciais no Estado de São Paulo.
“Neste momento, o Cenário Epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela Covid-19 nas últimas semanas e os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermarias desde 2020” afirma o documento da prefeitura de São Paulo.
Entre as recomendações sugeridas nas considerações finais do documento de 29 páginas estão a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre e ambientes abertos, seguir com as medidas não farmacológicas de precaução (como higiene das mãos e uso de máscaras em locais fechados) e intensificar a vacinação de dose de reforço na população adulta. (Estadão Conteúdo)