Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Governo alerta para nova seca este ano no Pantanal e Amazônia

Pacto pela prevenção de incêndios foi assinado com governadores

05 de Junho de 2024 às 23:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Amazonenses conviveram com estiagem extrema no ano passado
Amazonenses conviveram com estiagem extrema no ano passado (Crédito: MICHAEL DANTAS / ARQUIVO AFP (17/10/2023))

Representantes do governo federal alertaram para a seca que atingirá o Pantanal e a Amazônia neste ano durante o evento relativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, celebrado ontem (5). A ministra Marina Silva afirmou que é preciso se preparar para que os impactos da estiagem sejam minimizados. Segundo ela, são esperados grandes incêndios no Pantanal no período de seca, que vai de maio a setembro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou durante o evento um pacto pela Prevenção e Controle de Incêndios com governadores de Estados que compõem esses biomas. A União quer estabelecer ações em parceria com governos estaduais para conter os impactos desses eventos na população, como reduzir o risco de desabastecimento.

Lula assinou 14 medidas, incluindo portarias, decretos, protocolos e pactos com Estados para proteção do Meio Ambiente. O presidente afirmou que além dos compromissos assumidos é preciso desenvolver atividades turísticas ligadas ao meio ambiente para gerar renda e, ao mesmo tempo, valorizar a floresta.

Estiagem

“O que estamos vendo em chuva no Rio Grande do Sul e os efeitos dessas chuvas, vamos ver em estiagem na Amazônia e no Pantanal”, disse Marina. “Vamos ter um fenômeno terrível que são os incêndios e queimadas.”

A ministra afirmou que alguns dos temas que estão no radar do governo no âmbito deste pacto são estratégias para manter o abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis nas populações que vivem nesses biomas. Na última seca histórica na Amazônia, registrada no ano passado, municípios ribeirinhos ficaram isolados e enfrentaram escassez de suprimentos devido à falta de navegabilidade nos rios. (Estadão Conteúdo)