Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reflexo

Moradores de SP sentem reflexos de tremor no Chile

19 de Julho de 2024 às 22:11
Cruzeiro do Sul [email protected]
Moradores desceram do prédio, na Mooca, assustados
Moradores desceram do prédio, na Mooca, assustados (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

O terremoto de 7,4 graus na escala Richter com epicentro na região do Atacama, no Chile, teve reflexos no Brasil e foi sentido por moradores da região metropolitana de São Paulo na noite desta quinta-feira (19).

O monitor do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) recebeu relatos de tremores em praticamente todas as regiões da capital paulista e em pelo menos 15 cidades da região metropolitana.

O sismo ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília), a 116 quilômetros de profundidade. A distância do epicentro para a capital chilena, Santiago, foi de aproximadamente 1,2 mil quilômetros.

Nesse mesmo horário, moradores da capital paulista começaram a relatar que sentiram o tremor. Nas redes sociais, brasileiros chegaram a publicar vídeos de plantas e objetos balançando e relataram que sentiram o imóvel tremer.

Segundo o geólogo Ronaldo Malheiros, conselheiro federal suplente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), a percepção dos tremores acontece principalmente em regiões de planície, como ao longo dos rios Tietê e Pinheiros, por exemplo.

“Algumas cidades estão localizadas sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”, informou o Centro de Sismologia da USP. (Estadão Conteúdo)