Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região Norte

Porto fluvial desaba e uma criança está desaparecida

Deslizamento ocorreu na margem do rio Solimões, no Estado do Amazonas

08 de Outubro de 2024 às 22:14
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sete pessoas ficaram feridas e equipes de resgate buscam menina de 6 anos
Sete pessoas ficaram feridas e equipes de resgate buscam menina de 6 anos (Crédito: MICHAEL DANTAS / AFP (8/10/2024))

Socorristas buscavam uma criança que desapareceu após um deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas, ocorrido na segunda-feira (7). “Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra”, informou a Defesa Civil, na rede social BlueSky.

Autoridades acreditam que a menina, de 6 anos, possa estar soterrada, mas também fazem buscas no rio, disse o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo.

O deslizamento causou o desabamento do porto de mercadorias e passageiros localizado às margens do rio Solimões. Algumas construções seguiam de pé à beira da grande cratera formada quando a terra deslizou sobre a água. Ferreira Máximo alertou as comunidades ribeirinhas para a possiblidade de outros deslizamentos no local.

Os feridos foram levados ao Hospital Regional Lázaro Reis, em Manacapuru, com escoriações. O porto estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte fluvial na região.

O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região como “terras caídas”, às margens do rio Solimões, que sofre a pior vazante da história. De acordo com o governo estadual, equipes de resgate e salvamento foram deslocadas para as buscas, incluindo especialistas do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil, além de servidores da saúde. Manacapuru fica a 68 quilômetros de Manaus. (AFP e Agência Brasil)