Região Norte
Porto fluvial desaba e uma criança está desaparecida
Deslizamento ocorreu na margem do rio Solimões, no Estado do Amazonas
Socorristas buscavam uma criança que desapareceu após um deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas, ocorrido na segunda-feira (7). “Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra”, informou a Defesa Civil, na rede social BlueSky.
Autoridades acreditam que a menina, de 6 anos, possa estar soterrada, mas também fazem buscas no rio, disse o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo.
O deslizamento causou o desabamento do porto de mercadorias e passageiros localizado às margens do rio Solimões. Algumas construções seguiam de pé à beira da grande cratera formada quando a terra deslizou sobre a água. Ferreira Máximo alertou as comunidades ribeirinhas para a possiblidade de outros deslizamentos no local.
Os feridos foram levados ao Hospital Regional Lázaro Reis, em Manacapuru, com escoriações. O porto estava em obras, mas seguia funcionando como ponto estratégico para o transporte fluvial na região.
O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região como “terras caídas”, às margens do rio Solimões, que sofre a pior vazante da história. De acordo com o governo estadual, equipes de resgate e salvamento foram deslocadas para as buscas, incluindo especialistas do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil, além de servidores da saúde. Manacapuru fica a 68 quilômetros de Manaus. (AFP e Agência Brasil)