Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Inmet emite alerta para tempestade em 7 Estados

Há risco de chuva de granizo, deslizamentos e alagamentos

02 de Dezembro de 2024 às 21:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Rodoviária de Porto Alegre voltou a ficar cheia de água
Rodoviária de Porto Alegre voltou a ficar cheia de água (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (2) alerta laranja, de “perigo”, para tempestade em sete Estados. Todo o território de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o sul dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, e o norte do Paraná devem sofrer com fortes chuvas até amanhã (4).

De acordo com o instituto, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. “(Há ) risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o aviso.

“Essa condição meteorológica aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região”, afirma o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE).

A Rodoviária de Porto Alegre ficou alagada após temporais no Rio Grande do Sul entre ontem e domingo (1º). A Defesa Civil municipal já alertava no fim de semana para a previsão de “chuvas fortes, rajadas de vento significativas, e risco de alagamentos em áreas urbanas, elevação nos níveis de arroios e córregos, além de possíveis transtornos como quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica”.

Em maio deste ano, ao menos 169 pessoas morreram no Rio Grande do Sul em decorrência da chuva. Centenas de casas foram destruídas e Porto Alegre ficou debaixo d’água com a subida do Guaíba.

Belo Horizonte

Moradores de Belo Horizonte ficaram em pânico no domingo, após o recebimento de um alerta extremo da Defesa Civil no aparelho celular. Trata-se de uma ferramenta que entrará em operação, mas que teve a demonstração realizada no último fim de semana. Embora o teste do novo sistema tenha sido comunicado com antecedência, a população alega que foi pega de surpresa. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)