Buscar no Cruzeiro

Buscar

Enchente

Temporal alaga maior cidade do Estado de Santa Catarina

Ruas de Joinville ficaram debaixo d’água e comércio fechou

07 de Dezembro de 2024 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O volume de chuva foi de 120 milímetros na região em 12h
O volume de chuva foi de 120 milímetros na região em 12h (Crédito: DIVULGAÇÃO / COREDEC / SC )

As chuvas intensas que atingem Santa Catarina desde a madrugada de ontem (7) alagaram ruas de Joinville, a maior cidade do Estado em população. No município de Bom Retiro, na Serra Catarinense, foram registrados danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas. A Defesa Civil informou que não há registro de vítimas.

Muitos bairros ficaram alagados ontem em Joinville. A partir de vídeos que circulam pelas redes sociais é possível notar ruas completamente inundadas. A rua 9 de Março, uma das principais da cidade, foi tomada pela água. O volume registrado na região chegou a 120 milímetros em um período de 12 horas.

O transporte coletivo também foi suspenso na cidade pela manhã. A maior parte do comércio fechou, assim como museus e o Zoobotânico.

“Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais. A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira (9), com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas”, informou a Defesa Civil.

“O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos nestas regiões. Já na porção sul do Estado, também são esperados temporais com chuva pontualmente intensa, mas os acumulados devem ser menores em comparação aos das demais regiões, trazendo risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais”, acrescentou a Defesa Civil.

Hoje (8) e amanhã (9), permanece o tempo nublado e chuvoso em grande parte do Estado, mantendo-se o risco de moderado a alto para chuvas mais volumosas, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. (Da Redação, com informações de Agência Brasil)