Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informática

Governo ’desmente’ ação hacker contra o Paraguai

31 de Março de 2025 às 22:53
Espionagem teria relação
com a usina de Itaipu
Espionagem teria relação com a usina de Itaipu (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota ontem (31), em que “desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência” contra o Paraguai. O posicionamento ocorreu por conta de uma matéria noticiada pelo UOL que diz que, sob a gestão Lula, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) executou uma ação hacker contra autoridades do governo do Paraguai.

De acordo com a reportagem, o planejamento da operação de espionagem teve início ainda na gestão da agência durante o governo de Jair Bolsonaro, mas a ação foi executada com a autorização do atual diretor da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa. Segundo a notícia, a ação invadiu computadores para obter informações sigilosas relacionadas à negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu. A Polícia Federal apura agora se a operação hacker contra o governo do Paraguai teve caráter ilegal.

“A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, diz nota divulgada pelo governo federal. (Estadão Conteúdo)