Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Nivea lança 1ª linha voltada à pele negra em 110 anos no País

11 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Reprodução / Instagram / Nivea)

A Nivea, marca da gigante alemã Beiersdorf, está no Brasil há 110 anos. Apesar de 56% da população do País se autodeclarar preta ou parda, a empresa acabou de lançar, pela primeira vez, uma linha especialmente pensada para a pele negra. Os produtos, que começaram a chegar ao mercado em julho, ganharão uma campanha publicitária a partir da segunda quinzena deste mês.

O movimento vem cinco anos após um dos grandes equívocos da empresa no que se refere à questão racial: a oferta, em quatro países da África de um produto cuja “função” era clarear a pele negra. A campanha, na época, incluía um vídeo publicitário em que uma mulher usava um hidratante e via sua pele ficar mais clara -- dando a entender que, assim, ela ficava mais bonita.

Já a linha atual, batizada de Beleza Radiante, ao contrário, foi criada para atender às necessidades específicas da pele negra, a partir de uma formulação pensada para ela. A diretora de Marketing da Nivea no Brasil, Andréa Bó, admitiu que o movimento demorou bastante para chegar. “Há um atraso de toda a indústria e da própria Nivea nesse sentido.”

A executiva conta que o desenvolvimento da nova linha, que também será distribuída em países da África, como África do Sul, Nigéria, Gana e Quênia, também teve impacto das discussões envolvendo o assassinato, em 2020, de George Floyd por policiais brancos na cidade americana de Minneapolis. A empresa, então, decidiu se cercar de gente que entende do assunto para conversar com o público negro. (Estadão Conteúdo)