Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crescimento

IBGE: setor de serviços avança 1% em setembro

Quatro das cinco atividades tiveram crescimento em relação a agosto

13 de Novembro de 2024 às 21:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mercado de trabalho aquecido influenciou no resultado
Mercado de trabalho aquecido influenciou no resultado (Crédito: ARQUIVO / AGÊNCIA BRASIL)

O volume de serviços prestados subiu 1,0% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro do ano anterior, houve elevação de 4,0% em setembro de 2024, já descontado o efeito da inflação.

A taxa acumulada no ano — que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior — foi de elevação de 2,9%. Em 12 meses, os serviços acumulam alta de 2,3%.

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de agosto para setembro. Houve aumentos em serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%); informação e comunicação (1,0%); transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). O único recuo em outros serviços (-0,3%). O agregado especial de atividades turísticas cresceu 0,5% em setembro ante agosto.

A conjuntura econômica favorável potencializa o crescimento do setor, mas não explica a totalidade do bom desempenho recente do segmento, avaliou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

O crescimento de 1,0% em setembro ante agosto fez o setor alcançar novo patamar recorde da série histórica iniciada em 2011.

Elementos conjunturais favoráveis, como o mercado de trabalho aquecido, influenciam positivamente o consumo de serviços, mas não são determinantes para o avanço, disse Lobo. “A questão conjuntural potencializa o crescimento do setor de serviços, mas existem outras características inerentes ao setor”, explicou.

Em setembro, houve impacto positivo de fatores pontuais, como a realização do festival de música Rock in Rio, mas também de fatores sazonais, como a edição de livros para o próximo ano letivo. (Estadão Conteúdo)