Buscar no Cruzeiro

Buscar

Selic

BC eleva taxa de juros em 1 ponto; para 12,25%

11 de Dezembro de 2024 às 21:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Há sinalização de novos aumentos nas próximas reuniões
Há sinalização de novos aumentos nas próximas reuniões (Crédito: MARCELLO CASAL JR. / ARQUIVO AGÊNCIA CENTRAL)

Na última reunião de 2024, encerrada ontem (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central pisou no acelerador e aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto porcentual, de 11,25% para 12,25% ao ano.

O colegiado sinalizou novos aumentos de 1 ponto nas duas próximas reuniões — o que levaria a Selic a um patamar superior à máxima observada no governo Bolsonaro, quando a taxa bateu 13,75% ao ano. “Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”, diz o comunicado.

O Copom afirmou que a evolução do cenário econômico demanda uma política monetária “ainda mais contracionista.” O colegiado destacou a desancoragem adicional das expectativas de inflação, alta das suas projeções e atividade mais forte.

Desde a reunião anterior, quando a taxa Selic subiu de 10,75% para 11,25% ao ano, todas as variáveis usadas pelo BC para conduzir os juros pioraram. A disparada do dólar para o patamar de R$ 6 após a frustração do mercado com o pacote de corte de gastos do governo Lula é o principal retrato da deterioração do cenário.

Esta reunião foi a última de Roberto Campos Neto no comando do Banco Central. Escolhido pelo presidente Lula para comandar o BC, Gabriel Galípolo assume a presidência do banco em janeiro de 2025 e terá mandato até o final de 2028. (Estadão Conteúdo)