Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise

Governo argentino rejeita decisão unilateral da Venezuela sobre embaixada

07 de Setembro de 2024 às 22:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bandeira brasileira está hasteada na embaixada argentina
Bandeira brasileira está hasteada na embaixada argentina (Crédito: JUAN BARRETO)

O governo argentino rejeitou a “decisão unilateral” da Venezuela de revogar a autorização concedida ao Brasil para custodiar a sede da delegação diplomática argentina em Caracas, que denunciou estar cercada pelas forças de segurança venezuelanas, informou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina em um comunicado.

“A República Argentina rechaça essa medida unilateral e adverte o governo venezuelano que deve respeitar a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, que consagra a inviolabilidade das instalações das missões”, destaca o comunicado divulgado na rede social X.

A Venezuela anunciou ontem (7) que revogou a permissão do Brasil para representar a embaixada argentina em Caracas, onde seis colaboradores da líder da oposição María Corina Machado permanecem refugiados.

Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “enquanto não se designar outro país para representar os interesses argentinos, a situação permanece como está‘. O governo brasileiro foi notificado pelo governo venezuelano, ‘mas informou que seguirá representando os interesses da Argentina na Venezuela até que seja designado um substituto.”

Há pouco mais de um mês, o Brasil assumiu temporariamente, a pedido do governo argentino, a representação diplomática argentina na capital venezuelana, após o presidente Nicolás Maduro decretar o fechamento da representação diplomática argentina e ordenar a expulsão do país dos diplomatas argentinos. (AFP e Agência Brasil)