Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito

Israel faz incursões na fronteira com o Líbano

30 de Setembro de 2024 às 21:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bombardeios seguem no sul do país (foto) e em Gaza
Bombardeios seguem no sul do país (foto) e em Gaza (Crédito: KAWNAT HAJU / AFP (30/9/2024))

As forças de defesa de Israel fizeram incursões terrestres no Líbano para preparar uma possível invasão ao país, disseram autoridades militares ontem (30). Tanques israelenses foram vistos reunidos perto da fronteira que separa os dois países. A milícia xiita Hezbollah, sediada no Líbano, disse estar pronta para o combate.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, escreveu na rede social X que as tropas estão prontas para entrar no país. Ele disse que o objetivo israelense é dizimar o Hezbollah para garantir o retorno dos moradores do norte de Israel, expulsos de suas casas desde o início do conflito na fronteira depois do 7 de outubro. “Juntamente com os combatentes da 188ª Brigada na fronteira norte, as forças estão prontas e preparadas para atacar o Hezbollah com força”, escreveu Gallant.

O vice-líder do Hezbollah, Naim Qassem, afirmou em um discurso gravado que Israel não cumprirá os objetivos e que seus combatentes estão prontos para uma invasão terrestre de Israel. “Enfrentaremos qualquer possibilidade e estamos prontos se os israelenses decidirem entrar por terra”, disse ele em um discurso de um local não revelado. Foi a primeira vez que Qassem falou desde a morte do líder do grupo, Hasan Nasrallah, em um bombardeio no sul de Beirute.

Israel continua com uma série de ataques de longo alcance em todo o Oriente Médio contra grupos apoiados pelo Irã, incluindo o Hamas na Faixa de Gaza e os houthis no Iêmen, além do próprio Hezbollah. (Estadão Conteúdo e AFP)