Segurança pública
FBI investiga envios de mensagens racistas
O FBI e departamentos de segurança pública nos Estados Unidos estão investigando como foi feito o envio em massa de mensagens de texto racistas a pessoas negras, por todo o país, após as eleições presidenciais. Diversos Estados relataram que mensagens anônimas que remetiam à escravidão foram enviadas a homens, mulheres e até crianças negras.
Embora os conteúdos variem em alguns aspectos, todas as mensagens instruíam os destinatários a embarcar em um ônibus que os levaria a uma “plantation” — antigas propriedades onde trabalhavam os negros escravizados no sul do país.
O FBI afirmou que contatou o Departamento de Justiça sobre as mensagens. Já a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) informou que está investigando em conjunto com as autoridades federais e estaduais.
Liz Murrill, a procuradora-geral do estado de Louisiana, disse que foi utilizado um VPN para ocultar a origem das mensagens. O procurador-geral de Maryland, Anthony Brown, chamou a atenção para o fato de que muitas crianças foram alvo dos ataques e que algumas das mensagens incluíam até os nomes das pessoas.
As autoridades acreditam que as mensagens fazem parte de uma campanha nacional dirigida a pessoas negras após a eleição.
A CTIA, organização que representa a indústria de comunicação sem fio dos Estados Unidos, foi notificada sobre as mensagens racistas pelas principais operadoras de telefonia móvel, AT&T e Verizon. (Estadão Conteúdo)