Ação da natureza
Incêndios devastadores seguem fora de controle na Califórnia
Serviço de meteorologia informou que condições do vento continuam
Bairros inteiros nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, foram devastados por incêndios que seguiam ontem (9) fora de controle, alimentados por fortes rajadas de vento. Ao menos cinco pessoas morreram.
Um incêndio de 6.900 hectares em Pacific Palisades foi descrito como “um dos desastres naturais mais destrutivos da história de Los Angeles” pelo chefe dos bombeiros, Kristin Crowley. Há outro grande incêndio, que já consumiu mais de 4 mil hectares, em Altadena, também sem controle.
Mais de 130 mil pessoas em toda a área ao redor desta metrópole no oeste dos Estados Unidos receberam ordens de evacuação, enquanto meteorologistas alertaram que as condições críticas de vento e seca ainda não terminaram, embora tenham diminuído.
“É provável que o fogo continue avançando, seja por incêndios em curso ou novos focos, durante toda a quinta e sexta-feira”, informou um boletim do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.
As chamas, impulsionadas por fortes ventos, já destruíram mais de 2 mil edificações, muitas delas mansões avaliadas em milhões de dólares. É uma tragédia que os meios de comunicação americanos estão descrevendo como a pior da história de Los Angeles. O xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, informou que cinco mortes foram confirmadas, e teme-se que haja mais.
Em Hollywood, o berço histórico da indústria cinematográfica americana, os moradores precisaram deixar suas casas às pressas na noite de quarta-feira (8), quando um incêndio começou nas famosas colinas adjacentes. As ordens de evacuação foram suspensas na manhã de ontem. (AFP)