Eduardo Bortolossi
O propósito do Natal
“Mas o anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10 e11)
É tempo de Natal! A época carregada de significados e sentimentos especiais, haja vista os pinheiros, a iluminação da cidade, o papai noel, o comércio aquecido e as pessoas alvoroçadas de um lado para o outro.
Apesar de tantos elementos da tradição do Natal, não podemos esquecer que o principal propósito da data é celebrar e relembrar o nascimento de Jesus Cristo, sem dúvida o maior evento que já aconteceu na terra.
Jesus nasceu e o mundo mudou! O mundo ocidental foi dividido entre antes de Cristo e depois de Cristo. Parafraseando Billy Graham, evangelista e teólogo norte-americano: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra através do Seu Único Filho”.
Infelizmente, ano após ano, muitas pessoas estão passando despercebidas por este período e perdendo as bênçãos que Deus deu a humanidade com o nascimento do Seu Filho Jesus.
O maior desejo de Deus é que tenhamos expectativas corretas a respeito Dele, pois ter uma expectativa irreal de alguém frustra.
Por isso mesmo que a Bíblia ensina que se alguém busca conhecer a Deus, precisa olhar para Jesus Cristo, Seu Único Filho. Conhecer o que Jesus fez é poderoso, mas conhecer o coração Dele é a chave para se conectar com o Deus Pai.
Como o propósito do Natal é relembrar o nascimento de Jesus, quero destacar cinco bênçãos que Deus nos entregou com a vinda de Cristo:
1) Perdão de pecados (Mateus 1:21);
2) Paternidade espiritual (João 1:12-13);
3) Alegria verdadeira (João 16:24);
4) Paz interior (João 14:27);
5) Proteção das trevas (João 8:12).
Jesus nasceu, morreu e ressuscitou para nos dar essas coisas que o dinheiro não compra. Fama e seguidores na internet não dão e nenhuma religião ou líder religioso podem entregar.
É só Jesus! Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Ele não veio para fundar uma nova religião. Ele veio para nos reconectar com o Deus Pai e nos ensinar a viver na terra a partir do padrão do céu.
Que o seu Natal seja repleto de bênçãos, luzes e alegria, sem perder o principal propósito: lembrar que Jesus é o nosso Salvador!
Eduardo Bortolossi é escritor de vários livros, empreendedor social e pastor líder na Igreja Família de Sorocaba e suas extensões pelo Brasil.