Do Leitor
Número de óbitos por região e pacientes em isolamento social
A cidade também conta com quatro UBSs "Sentinelas" que atendem exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.
Desde março de 2020 que a pandemia de Covid-19 com o primeiro caso até a presente data somente foram contabilizados uma infinidade sem fim de casos alarmantes sendo impossível prever quando vai acabar a desgraça que devastou milhares de famílias em um verdadeiro genocídio.
Não bastasse o povo que morre de fome, tenho um colega que trabalha de coveiro no cemitério Santo Antônio e das cinquenta covas abertas em março de 2020 chega ao número expressivo 1.900 sorocabanos que partiram desta vida, até sepultados de madrugada em um verdadeiro filme de terror.
Quero que a Secretaria Municipal de Saúde torne público por região da cidade, zona sul, oeste, norte e leste o número de óbitos de cada região e os bairros, bem como aqueles que estão em isolamento social, outrossim não existe uma barreira sanitária na cidade vizinha Votorantim.
Ainda, causa espanto que autoridades não cumprem o distanciamento social, dando mal exemplo.
Luiz Claudio Aires
Resposta: A Secretaria da Saúde (SES) agradece o contato e os apontamentos do leitor Luiz Claudio Aires e aproveita a oportunidade para esclarecer sobre os trabalhos realizados no combate à pandemia.
Para o enfrentamento da Covid-19, a atual gestão da Prefeitura de Sorocaba ampliou em 191% o número de leitos Covid no município.
No dia 1º de janeiro, a cidade contava com 81 leitos e, hoje, possui 236. Além disso, a administração criou quatro Centros de Estabilização Covid, com o objetivo de ampliar a assistência à população.
A cidade também conta com quatro UBSs “Sentinelas” que atendem exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.
Há, ainda, oito unidades de urgência e emergência que oferecem assistência integral a esses pacientes, inclusive com leitos Covid. Em todas essas unidades a testagem da Covid-19 é ofertada.
O município já aplicou 238.274 doses das vacinas contra a Covid-19, o que equivale à imunização de quase 165 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses.
Adicionalmente, o município mantém a realização de operações integradas para coibir os chamados “pancadões” e outros pontos de aglomerações na cidade.
A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19. A conscientização sobre essas medidas também é fundamental no combate à doença.
Sobre a sugestão de tornar público os dados epidemiológicos da Covid-19 por bairro, o tema será enviado para avaliação da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde.
Mais uma vez, agradecemos pelo contato e nos colocamos sempre à disposição.